Na Itália, milhares vão às ruas em homenagem ao centenário do ditador Mussolini

Milhares de pessoas vestidas de preto cantaram em louvor ao falecido ditador italiano Benito Mussolini neste domingo (30)

Por Agência Estado

Participants hold a large Italian flag as they gather outside the San Cassiano cemetery, the burial place of Benito Mussolini, in Predappio, on October 30, 2022. - Fascism nostalgics gathered in the small central Italian village of Predappio, hometown and burial place of fascist dictator Benito Mussolini, to commemorate the 100th anniversary of the March on Rome. (Photo by Piero CRUCIATTI / AFP)
Milhares de pessoas vestidas de preto cantaram em louvor ao falecido ditador italiano Benito Mussolini neste domingo (30). A multidão, de 2 mil a 4 mil pessoas, marchava para a cripta de Mussolini, com muitos ostentando símbolos fascistas e cantando hinos da era colonial da Itália.
Mais numeroso do que no passado recente, o grupo celebrava o centenário da Marcha sobre Roma - quando Mussolini entrou na capital italiana e completou um golpe sem sangue que deu origem a duas décadas de regime fascista.
Os organizadores alertaram os participantes, que vieram até mesmo da Bélgica e dos Estados Unidos, a não fazerem a saudação romana usada pelos fascistas, ou correriam o risco de serem processados. Ainda assim, alguns não resistiram quando a multidão parou do lado de fora do cemitério onde Mussolini está enterrado para ouvir orações e saudações da bisneta de Mussolini, Orsola.
Ativistas antifascistas realizaram uma marcha em Predappio na sexta-feira (28) para marcar o aniversário da libertação da cidade e para evitar que os fascistas marchassem na data exata do centenário da Marcha sobre Roma.