O furacão Ida chegou à costa da Louisiana, nos Estados Unidos, pouco depois do meio-dia (14h de Brasília) deste domingo (29). Com ventos de até 240 km/h, ele já causa estragos na cidade de Grand Isle, localizada em um conjunto de ilhas no Golfo do México e a 80 km de Nova Orleans, onde há exatos 16 anos, o Katrina devastou a cidade e o restante da região sul do país.
De acordo com a pressão atmosférica da tempestade, Ida está entre os 10 furacões mais fortes de que se tem notícia a atingirem os Estados Unidos. O furacão se fortaleceu no período da manhã e foi reclassificada para a categoria 4, de um total de 5, conforme a velocidade dos ventos.
Em comparação, o furacão Katrina pertencia à categoria 3 quando chegou à costa da Louisiana. Segundo as autoridades, a intensificação da tempestade Ida em pouco menos de três dias não permitiu a evacuação obrigatória dos 390 mil residentes que estão no caminho do furacão. Apesar disso, em meio às previsões catastróficas, muitos moradores optaram por deixar a região, levando a engarrafamentos nas rodovias de saída de Nova Orleans.
Além de atingir uma região responsável pela extração de petróleo e refino de derivados, o furacão Ida atinge o estado no momento em que há o recrudescimento das infecções por Covid-19, impulsionadas pela baixa taxa de vacinação na Louisiana, e da disseminação da variante Delta.