Países da Ásia e de outras partes do mundo começaram a fazer checagens de temperatura corporal em aeroportos, estações de trem e ao longo de estradas na tentativa de identificar pessoas infectadas com um novo tipo de coronavírus que teria se espalhado a partir da cidade de Wuhan, na região central da China, e contaminado mais de 290 pessoas na nação asiática. Porém, pesquisas da Imperial College de Londres estimam que Wuhan deve ter cerca de 1.723 casos, contra os 198 informados.
A confirmação recente de que a doença pode ser transmitida entre humanos ampliou as preocupações, à medida que milhões de pessoas se preparam para viajar durante o feriado do ano-novo chinês, que começará na sexta-feira e se estenderá por uma semana.
As medidas, que foram tomadas na China, nos EUA, no Japão, na Coreia do Sul, na Austrália, em Singapura, na Nigéria e outros países, são parte de um esforço para evitar uma repetição do surto de Sars, ocorrido em 2002 e 2003. Na ocasião, o Sars, outro tipo de coronavírus, causou quase 800 mortes.