A forte tempestade que atingiu Porto Alegre na tarde desta segunda-feira (31), deixou 260 mil clientes da CEEE Equatorial sem energia. As rajadas de vento chegaram a 111 km/h na Zona Norte da capital gaúcha, derrubando árvores e danificando a rede.
- LEIA TAMBÉM: Falta de luz interrompe votação no Legislativo
A chuva também causou alagamentos, bloqueios de vias e danificou estruturas pela Capital. Nas redes sociais, passageiros do Aeroporto Internacional Salgado Filho relataram falta de energia no local. Devido às condições climáticas, os pousos e decolagens ficam suspensos por cerca de 40 minutos. Segundo a Fraport, concessionária que administra o aeroporto, o terminal já opera dentro da normalidade.
De acordo com a prefeitura de Porto Alegre, hospitais e unidades de saúde estão com transtornos por conta da falta de luz. Segundo comunicado, seis unidades de saúde que atendem até 22h estão sem energia: Modelo, IAPI, Morro Santana, Navegantes, Tristeza e Ramos.
Também em causa dos danos à energia elétrica, Trensurb está fora de operação entre as estações Mercado e Canoas. Segundo a Trensurb, não há previsão de normalização do sistema. O restante das estações opera dentro da normalidade. Por meio de nota, a empresa informou que serão ofertados ônibus gratuitos para a população realizar o transporte no trecho afetado
Conforme a CEEE Equatorial, o plano de contingência da companhia já estava mobilizado, em razão da previsão meteorológica. "As equipes estão em campo atendendo as ocorrências para que a energia seja restabelecida o mais rápido possível", diz a concessionária em nota.