Porto Alegre, dom, 16/03/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 27 de Fevereiro de 2025 às 10:41

Sogil sinaliza alterações nas tabelas de linha de ônibus metropolitana

Usuários se queixam da supressão de horários de linha que atende Gravataí

Usuários se queixam da supressão de horários de linha que atende Gravataí

Tânia Meinerz/JC
Compartilhe:
Maria Amélia Vargas
Maria Amélia Vargas Repórter
Usuários da Linha Xará, ônibus que faz o trajeto entre Gravataí e Porto Alegre, reclamam que a mudança nos horários de partida tem prejudicado as suas rotinas de trabalho. No turno da manhã, principalmente, a supressão da saída às 5h05min causa uma demora maior no trajeto à chegada na Capital. A empresa de transporte urbano Sogil afirma que pretende rever a alteração.
Desde que se iniciou a nova tabela, a diarista Suzana Machado da Silva, 58 anos, passou a chegar atrasada para os compromissos profissionais e teme perder clientes: “Ninguém quer uma empregada que chegue às 8h30min para trabalhar”.
Por meio de nota, a Sogil informa que “as cheias de maio de 2024 mudaram o cenário de deslocamento das pessoas, a programação das linhas acompanhou esta realidade”. Por essa razão, a empresa afirma que “o sistema de transporte como um todo na região metropolitana foi readequado para atendimento equilibrado entre oferta e demanda”.
Para 2025, após o retorno da programação normal – que ocorreu no último dia 10 de fevereiro (de dezembro a fevereiro estavam em tabela horária de verão) – novos ajustes estão sendo feitos “de acordo com as demandas que são sinalizadas pelo canal oficial de atendimento ao cliente, o SAC SOGIL, assim como a partir da análise de ocupação das linhas e horários atuais”.
Ainda de acordo com o texto, em conversa com o gestor operacional sobre a sugestão de adequação da linha Xará Porto Alegre Ponte, horário 05h05min, para que atenda a clientes no bairro Padre Reus, o mesmo sinalizou que esta alteração pode ser testada. "Será feita a proposta à Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e, caso autorizada, o ajuste inicia na próxima quarta-feira (5 de março)".
No entanto, a Diretoria de Transportes Metropolitanos da Metroplan – órgão responsável pela elaboração e coordenação de planos, programas e projetos do desenvolvimento regional e urbano do Estado do Rio Grande do Sul – afirma não ter recebido a demanda ainda.

Notícias relacionadas

Avalie esta notícia

Comentários

0 comentários