Ao menos oito instituições de ensino superior públicas suspenderam o calendário de matrículas do Sisu, (Sistema de Seleção Unificada), que começaria na última segunda-feira (27), por ainda não terem recebido a lista de aprovados do MEC (Ministério da Educação) para que as universidades pudessem iniciar o processo de matrícula.
Procurada, a pasta do governo Lula não respondeu sobre o atraso. Após a publicação da reportagem, o ministério anunciou que vai estender o calendário do programa.
Pelo calendário oficial, os candidatos teriam entre 27 e 31 de janeiro para realizar a matrícula nas instituições públicas de ensino. Agora, o período de matrícula será prorrogado até 3 de fevereiro. A decisão deve ser publicada no Diário Oficial da União ainda nesta terça-feira (28).
Entre as instituições que anunciaram a suspensão estão universidades e institutos federais e estaduais. São elas:
- UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
- UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
- UFPB (Universidade Federal da Paraíba)
- UFPel (Universidade Federal de Pelotas)
- Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
- UFS (Universidade Federal de Sergipe)
- UEPB (Universidade Estadual da Paraíba)
- IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina)
Em comunicados em suas páginas oficiais, as instituições informaram aos alunos que o cronograma segue indefinido até que recebam a lista de aprovados.
A UFRGS, por exemplo, informou que está "acompanhando atentamente os esforços do MEC para o processamento dos dados necessários" e disse que a primeira etapa de matrículas está com o cronograma temporariamente suspenso.
Segundo a instituição, as novas datas serão atualizadas na página oficial da universidade.
Já a UFRJ informou que a pré-matrícula dos candidatos classificados no Sisu deve ter início ainda nesta terça-feira (28) em horário ainda não definido "pois depende do horário em que o MEC disponibilizar os relatórios contendo as informações dos candidatos classificados".
A lista de aprovados pelo Sisu 2025 foi divulgada pelo MEC na manhã de segunda-feira (27), a divulgação deveria ter ocorrido no domingo (26). A relação dos aprovados, no entanto, é diferente da lista que as instituições de ensino precisam receber.
No domingo e nem na segunda-feira, o ministério informou o motivo do atraso.
O sistema é hoje a principal porta de entrada para instituições públicas de ensino superior de todo o país. Disputam as vagas candidatos que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2024 e não tiraram nota zero na prova de redação.
Folhapress