Atualizada às 17h04min
Depois de praticamente 15 dias, a chuva retornou a Porto Alegre na tarde desta quinta-feira (16), acompanhada de granizo. As pedras de gelo atingiram diferentes pontos do Centro Histórico e da Cidade Baixa. Os acumulados também causaram alagamentos em ruas e avenidas.
Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), até às 16h30min desta tarde, o bairro Cidade Baixa registrou 19,64mm. A chuva também atingiu os bairros Navegantes (6,69mm), Partenon (1,97mm), Belém Velho (3,54mm), Hípica (0,79mm) e Agronomia (0,59mm). As rajadas de vento entre 12h e 16h foram de 70km/h, segundo a Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet).
Em razão do temporal, as Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) 9 (Sarandi) e 17 (Centro Histórico) registram falta de energia elétrica, segundo informou o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Já a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrava, às 16h45min, oito ocorrências em aberto, sendo três de bloqueio total de via por acúmulo de água e um semáforo fora de operação em razão da forte tempestade que atingiu a Capital.
Nesta mesma data no ano passado, um temporal atingiu Porto Alegre e chegaram a ser registradas 300 ocorrências pela Defesa Civil, mais de 3 mil árvores caíram por conta das fortes chuvas. Em decorrência da falta de energia elétrica, 73 bairros ficaram sem abastecimento de água.
A chuva desta quinta-feira também atinge os municípios de Igrejinha (16,76 mm), Três Coroas (11,36 mm), Dom Pedrito (8,2 mm), Rolante (6,2 mm), Canoas (4,6 mm), Ijuí (4 mm) e Rosário Do Sul (2,2 mm).
Confira os pontos com ocorrência abertas em Porto Alegre
Bloqueio total por acúmulo de água
- Rua Marechal Floriano Peixoto x Praça XV de Novembro.
- Avenida Wenceslau Escobar x Avenida Otto Niemeyer.
- Loureiro da Silva x Antônio Carlos Guimarães.
Semáforos fora de operação por falta de energia
- Avenida Nilópolis x Avenida Carazinho.