A escultura intitulada “Heróis Voluntários” foi inaugurada durante cerimônia que contou com centenas de pessoas ao lado da Usina do Gasômetro na manhã desta quarta-feira (11). A obra, de autoria do artista gaúcho Ricardo Cardoso, foi encomendada pela Federasul e pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA).
• LEIA TAMBÉM: Comissão da Verdade da Ufrgs busca organizar memória das violações da Ditadura Militar
Com mais de 4 metros de altura, o monumento retrata 12 figuras humanas em um ato heroico: seis erguendo o barco, enquanto outras seis participam do resgate. Além disso, dois animais de estimação, um gato e um cão, também estão a bordo, representando que ninguém era deixado para trás.
O presidente da Federasul, Rodrigo Souza Costa, vê a escultura como símbolo da resiliência do povo gaúcho. "Foi um ano de extrema superação. Era impensável que estaríamos chegando nesse dia em dezembro dessa maneira. Quero agradecer aos heróis voluntários e também aos milhões de brasileiros que nos ajudaram. Só uma obra de arte era capaz de retratar toda essa história e esse sentimento. Isso tem que virar um ponto turístico de Porto Alegre”, descreve Costa.
Segundo a presidente da ACPA, Suzana Vellinho, união é a palavra-chave para traduzir o momento que o Estado vive. “Agradecemos muito a oportunidade de estar nesse momento homenageando aqueles que trabalharam durante a tragédia. Hoje estamos aqui para ressaltar a união. É na força coletiva que encontramos soluções para reconstruir e recomeçar.”
Ricardo Cardoso é o artista responsável pela execução do projeto posa em frente à obra
Andressa Pufal/Especial/Jc
Nesta manhã, os verdadeiros protagonistas eram os voluntários. Todos os discursos das autoridades presentes deixavam isso claro. Representando estes, Marcos Pflüger, dos Velejadores Solidários, que atuou nos resgates, se disse lisonjeado com a homenagem. "Não tínhamos como ficar em casa vendo tudo que estava acontecendo, nosso grupo trabalhou muito. A obra retrata muito bem essa fase dos resgates e a entrega dos voluntários. O artista foi muito feliz na representação e trouxe à tona todas as emoções que sentimos naquele momento", aponta.
Presente na inauguração, o prefeito Sebastião Melo (MDB) não poupou elogios aos voluntários que atuaram nos regates. "O poder público não teria conseguido ajudar todos, aqueles que se voluntariam são verdadeiros heróis. A organização que eu vi ali foi impressionante. Quando a pessoa saía dos barcos já recebia todo apoio necessário. Que esse exemplo ajude a construir vidas melhores a todos. É uma oportunidade de sair apenas do discurso sobre os problemas climáticos e partir para prática”, diz Melo.