Boletim da MetSul Meteorologia divulgado neste sábado (30), anuncia o processo de formação de um ciclone bomba, que vai acompanhar a onda de tempestades que assolará o Sul do Brasil entre este domingo (1º) e segunda-feira (2). A rápida ciclogênese, o processo de formação do ciclone, contribuirá para a severidade das tempestades.
LEIA TAMBÉM: Defesa Civil alerta para possível tempestade nos próximos diasO Rio Grande do Sul, juntamente com parte de Santa Catarina, será o Estado em que a instabilidade será mais intensa. Há um alto potencial de tempestades fortes a severas com chuva torrencial de curta duração com altos volumes, muitos raios, queda de granizo de variado tamanho (até médio a grande) e ainda vendavais.
Existe ainda elevado risco de formação de supercélulas de tempestade, o que pode gerar temporais isolados muito severos com vento destrutivo acima de 100 km/h e mais isoladamente acima de 120 km/h.
Com isso, os temporais entre amanhã e o começo da segunda podem causar alagamentos, destelhamentos, quedas de árvores e de postes, e ainda colapso de estruturas. A rede elétrica pode ser bastante impactada com número elevado de pessoas sem luz.
Continue sua leitura, escolha seu plano agora!