Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 17 de Outubro de 2024 às 09:26

Mutirão em Porto Alegre quer incentivar a doação de órgãos

Ação busca diminuir a fila de espera por órgãos para transplantes no Brasil

Ação busca diminuir a fila de espera por órgãos para transplantes no Brasil

/Agência Brasil/Divulgação/JC
Compartilhe:
Cláudio Isaías
Cláudio Isaías Repórter
Com a proposta de conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos, os cartórios de Notas do Rio Grande do Sul realizam a 2ª edição da Jornada Notarial. A atividade de atendimento ao público será realizada no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico de Porto Alegre, das 9h às 14h de sabádo (19). As pessoas interessadas poderão realizar a Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos (Aedo) - documento digital que assegura a vontade da pessoa em ser doadora de órgãos.
Com a proposta de conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos,
os cartórios de Notas do Rio Grande do Sul realizam a 2ª edição da Jornada Notarial. A atividade de atendimento ao público será realizada no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico de Porto Alegre, das 9h às 14h de sabádo (19). As pessoas interessadas poderão realizar a Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos (Aedo) - documento digital que assegura a vontade da pessoa em ser doadora de órgãos.
A iniciativa tem o objetivo de estimular a emissão das Autorizações Eletrônicas para Doação de Órgãos com a intenção de reduzir a fila de espera que ultrapassa 60 mil pessoas no Brasil. Desde seu lançamento, já foram solicitadas mais de 800 autorizações de doações em Cartórios do Rio Grande do Sul. Regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e disponível gratuitamente para toda a população, a Aedo feita pelos Cartórios de Notas pode ser consultada, via CPF do falecido, pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde diretamente na Central Nacional de Doadores de Órgãos.

Os interessados em emitir Aedo devem comparecer no horário previsto das atividades portando documento de identidade com foto. Para a emissão da Autorização, um profissional coletará as informações do cidadão e emitirá o Certificado Digital Notarizado. A assinatura digital garante a identificação da pessoa que assinará a doação, e registrará a vontade do solicitante na plataforma digital e-Notariado, que congrega todos os serviços digitais brasileiros.

Cada pessoa pode ter apenas uma Aedo ativa, e caso deseje incluir outros órgãos na autorização, deverá revogar a anterior e emitir uma nova declaração. A emissão da Autorização é gratuita para o solicitante e pode ser feita pelo link: https://www.e-notariado.org.br/customer/certificate-request. A iniciativa, que conta com apoio da Corregedoria Nacional de Justiça, é também uma oportunidade para a população esclarecer dúvidas práticas sobre testamentos, heranças, divórcios, compra e venda de imóveis, assim como diversos outros serviços realizados em Cartórios de Notas e que dão segurança e eficácia aos atos pessoais e patrimoniais das pessoas.
O Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Em números absolutos, o Brasil é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. O Ministério da Saúde gerencia a lista de espera por transplantes no País e divulga dados atualizados diariamente. Atualmente, mais de 60 mil pessoas no Brasil aguardam por um órgão para transplante. Deste total, mais de 37 mil pessoas aguardam um transplante de rim e 370 pessoas aguardam por um coração na fila do transplante atualmente.

Notícias relacionadas