Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 14 de Outubro de 2024 às 12:29

EPTC explica alterações de linhas de ônibus em Porto Alegre

Novas linhas ganham ampliação no número de viagens nesta segunda-feira

Novas linhas ganham ampliação no número de viagens nesta segunda-feira

ISABELLE RIEGER/JC
Compartilhe:
Maria Amélia Vargas
Maria Amélia Vargas Repórter
Nas últimas duas semanas, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) – por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) – vem aumentando o número de viagens em algumas linhas de ônibus de Porto Alegre. De acordo com a pasta, estas mudanças ocorrem de forma sistemática, a partir de uma avaliação feita por diversos meios, entre eles os Fóruns de Orçamento Participativo e de Segurança, site da prefeitura e reclamações recebidas por telefone.
Nas últimas duas semanas, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) – por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) – vem aumentando o número de viagens em algumas linhas de ônibus de Porto Alegre. De acordo com a pasta, estas mudanças ocorrem de forma sistemática, a partir de uma avaliação feita por diversos meios, entre eles os Fóruns de Orçamento Participativo e de Segurança, site da prefeitura e reclamações recebidas por telefone.
Para entender melhor esse processo, o Jornal do Comércio conversou com o gerente de Planejamento de Transportes da EPTC, Flavio Tumelero.

Jornal do Comércio – Como são feitas as avaliações para que ocorram mudanças como essas nas linhas de ônibus da Capital?
Flavio Tumelero – Nós temos aqui na EPTC um setor que faz o dimensionamento do sistema de transportes. Quase que diariamente, a gente verifica os relatórios e faz avaliações de como é que está a situação dos ônibus, se tem superlotação, se precisa fazer algum ajuste e tal. E de tempo em tempo a gente planeja um acréscimo de viagens no sistema. É claro que, para isso, a gente tem que fazer a avaliação financeira. Isso tem sido feito desde o início do (programa) Mais Transporte, e a prefeitura banca parte do custo. Então, toda vez que sobe a quantidade de oferta, a gente tem que ser essa previsão de planejamento.
JC – De que forma as solicitações da população são captadas?
Tumelero – Na verdade, é um conjunto de situações em que se baseia para fazer a avaliação. A gente pega os nossos relatórios, com as informações retiradas dos Fóruns Regionais do Orçamento Participativo e Fóruns de Segurança Pública, e, claro, de reuniões com as comunidades. A gente escuta as principais demandas e avalia o que tecnicamente é mais adequado de fazer. Temos também tem as reclamações que chegam via canal 118 ou 156, e as próprias reclamações que vem pelo via e-mail e site da Prefeitura geram uma solicitação de serviço.
JC – Há um calendário para que isso seja feito?
Tumelero – Esse ano teve toda a peculiaridade por conta do que aconteceu no primeiro semestre (as enchentes de maio), mas esse já é o segundo acréscimo de oferta (de linhas) que a gente faz em 2024. Teve um primeiro em julho, em diversas linhas da Carris. E agora a gente está fazendo o segundo acréscimo, que é parcelado em três vezes: na segunda-feira da semana passada a gente fez um acréscimo de viagem, hoje a gente vai um segundo acréscimo e na semana que vem um terceiro acréscimo deste pacote.
JC – Qual será a quantidade de linhas e de alterações de viagens ao final deste pacote?
Tumelero – Precisamos alterar a programação, mas no geral é mais ou menos em torno de 17 por vez, na semana passada foram 17 e nesta também. Pelo menos em torno de 100, 120 viagens a mais entra na segunda-feira que vem. Vai dar em torno de 4% a mais de oferta no sistema. Isso dá em torno de umas 300, 350 viagens.
JC – Desde quando está sendo feito esse acréscimo?
Tumelero – Isso vem desde 2022, desde que começou o Mais Transporte, que entrou a figura do subsídio no transporte, que a gente vem fazendo uma um acréscimo. É assim escalonado, então a gente vem aumentando a quantidade de oferta. E e o objetivo disso é aumentar o conforto para o passageiro e aumentar o número de pessoas utilizando. Lá no início de 2022, a gente tinha menos de 450 mil passageiros por dia utilizando o sistema por dia. Hoje a gente tá com praticamente 600 mil passageiros. Então, esse trabalho que a gente vem fazendo vem dando um resultado positivo, porque mais pessoas vêm usando o transporte coletivo.
JC – Qual foi o impacto da pandemia no sistema de transporte público de Porto Alegre?
Tumelero – A gente teve uma queda muito grande que passageiro no período da pandemia. Na verdade, é até difícil a gente comparar hoje com o período pré-pandemia. Mudou muito a quantidade de pessoas interessadas em se locomover na cidade, a forma de locomoção mudou. Hoje, a gente tem muito mais forte do que antes da pandemia a figura do teletrabalho, que chegou para ficar.
Antes a gente tinha em torno de 880 mil passageiros dias. Quando retornou após a pandemia também retornou como alguns cortes de linhas, com um sistema de oferta bastante inferior ao anterior. E o Mais Transporte veio para propiciar essa retomada gradual, trazendo de volta o passageiro para o sistema. Desde o início do programa, já aumentou em torno de 3 mil viagens. E a ideia é continuar aumentando conforme o número de passageiro vir subindo.

Confira as linhas com ampliação na oferta de viagens a partir desta segunda-feira:

Bacia Norte / Nordeste - MOB (6 linhas)

• 659 – Ingá, +16 viagens

• 762 - Rubem Berta (Sertório), +6 viagens

• A62 - Wenceslau Fontoura (Alimentadora), +10 viagens

• B02 - Leopoldina/Aeroporto/Indústrias, +10 viagens

• B55 - Protásio/Humaitá, +11 viagens

• R62 - Rápida Rubem Berta, +10 viagens

Bacia Sul - Viva Sul (4 linhas)

• 209 - Restinga, +4 viagens

• 210 - Restinga Nova, +5 viagens

• 216 - Restinga Glória, +6 viagens

• 250 - 1º de Maio, +16 viagens

Bacia Leste / Sudeste - Mais/Via Leste (7 linhas)

• 344 - Santa Maria, +4 viagens

• 344.2 - Santa Maria/3ª Perimetral, +4 viagens

• 398 - Pinheiro, +26 viagens

• 398.3 - Pinheiro / Via Ipiranga, +3 viagens

• 470 - Bom Jesus/Madri, +2 viagens

• 494 - Rubem Berta/Protásio, +4 viagens

• 494.4 - Rubem Berta/Jardim Ypu, +2 viagens

Notícias relacionadas