O município de Palmeira das Missões foi o mais castigado pelo vendaval que atingiu o Noroeste do Rio Grande do Sul na noite desta quarta-feira (25). Dados da estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia mostram que o vento – acompanhado de fortes chuvas e de granizo – atingiu 102 km/h na cidade.
“Estamos investigando se houve uma microexplosão. O fato é que se formou um quadro de chuva, com raios e ventos fortes. A sorte é que o granizo não continuou da forma que parecia que ia dar. Mesmo assim, foi o suficiente para destelhar muitas casas e árvores caírem sobre elas. Foram mais de 150 moradias atingidas, numa média de quatro pessoas por habitação. Duas famílias foram retiradas de casa no bairro Operário porque o telhado de uma igreja caiu sobre eles”, relata o secretário de Obras e coordenador da Defesa Civil de Palmeira das Missões, Vergílio Matias é o secretário de Obras.
De acordo com boletim da Boletim da MetSul Meteorologia, equipes da prefeitura, do Corpo de Bombeiros, da Brigada Militar e da RGE Energia estão trabalhando para auxiliar os afetados pela tempestade severa. O vendaval deixou grande parte da cidade sem energia elétrica. A administração pública disponibiliza lonas para a população que teve suas casas danificadas. Devido à grande demanda por materiais, a Defesa Civil pediu o envio de mais material para a coordenaria regional em Frederico Westphalen.