Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 25 de Setembro de 2024 às 18:01

Porto Alegre deve registrar mais de 100 mm de chuva nesta quinta-feira

Acumulados devem chegar perto da média histórica do mês de setembro de 147,8 mm

Acumulados devem chegar perto da média histórica do mês de setembro de 147,8 mm

TÂNIA MEINERZ/JC
Compartilhe:
Fabrine Bartz
Fabrine Bartz Repórter
Os acumulados de chuva na região da Costa Doce do Rio Grande do Sul já somam 200 milímetros. A chuva, no entanto, deve ganhar força em Porto Alegre e na Região Metropolitana nesta quinta-feira (26). Um alerta da Defesa Civil Municipal indica que a Capital deve registrar, diariamente, até a próxima sexta-feira (27), acumulados entre 50 e 100 mm. O vento deve atingir até 80 km/h. “A instabilidade que estava semi-estacionária entre o Sul do Estado e o Uruguai se transformou em uma frente fria, o que contribuiu para que a quinta-feira seja marcada pela chuva na Capital”, explica a meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia. Os acumulados desta quinta-feira devem chegar perto da média histórica do mês de setembro, que é de 147,8 mm.
Os acumulados de chuva na região da Costa Doce do Rio Grande do Sul já somam 200 milímetros. A chuva, no entanto, deve ganhar força em Porto Alegre e na Região Metropolitana nesta quinta-feira (26). Um alerta da Defesa Civil Municipal indica que a Capital deve registrar, diariamente, até a próxima sexta-feira (27), acumulados entre 50 e 100 mm. O vento deve atingir até 80 km/h.

“A instabilidade que estava semi-estacionária entre o Sul do Estado e o Uruguai se transformou em uma frente fria, o que contribuiu para que a quinta-feira seja marcada pela chuva na Capital”, explica a meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia. Os acumulados desta quinta-feira devem chegar perto da média histórica do mês de setembro, que é de 147,8 mm.
Dessa forma, a preocupação é, principalmente, com alagamentos e transtornos na área urbana. Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), todas as 23 Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps), chamadas de casas de bomba, estão em funcionamento.

A possibilidade de temporal com raios, queda de granizo e rajadas de vento não está descartada, tendência que se repete também em áreas do Centro do Estado, incluindo Santa Maria e Santa Cruz. “Na faixa Norte, que apresentou bastante fumaça e calor na divisa com Santa Catarina, a chuva ocorre de forma regular”, complementa Estael. A temperatura deve variar entre 19 e 22 graus.

Com o vento Sul, que traz a frente fria, a qualidade do ar melhora na maioria das cidades gaúchas. O Rio Grande do Sul também está sob dois alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um indica grande perigo para altos volumes de chuva em cidades do Centro e Sul do Estado. Nessas regiões, a chuva será superior aos 100 mm ao longo do dia. O segundo aviso abrange mais localidades e destaca o risco de tempestade na Fronteira Oeste, Campanha, Sul, Região Metropolitana, incluindo Porto Alegre. Embora a previsão indique volumes significativos, a instabilidade se afasta já na sexta-feira (27).

Notícias relacionadas