Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 20 de Setembro de 2024 às 11:14

Desfile de 20 de setembro celebra resiliência do povo gaúcho após tragédia climática

Sob chuva e um céu carregado, cerca de 1 mil pessoas participaram da apresentação

Sob chuva e um céu carregado, cerca de 1 mil pessoas participaram da apresentação

TÂNIA MEINERZ/JC
Compartilhe:
Maria Amélia Vargas
Maria Amélia Vargas Repórter
Mais do que exaltar o orgulho de ser gaúcho, o Desfile de 20 de Setembro deste ano teve um peso ainda maior ao demonstrar a resiliência de um povo que passou por uma tragédia climática sem igual.
Mais do que exaltar o orgulho de ser gaúcho, o Desfile de 20 de Setembro deste ano teve um peso ainda maior ao demonstrar a resiliência de um povo que passou por uma tragédia climática sem igual.
Por isso, a avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), em Porto Alegre, coloriu-se mais uma vez de vermelho, verde e amarelo para representar todos os cidadãos que fizeram a sua parte no processo de recuperação do Rio Grande do Sul.
Presente na apresentação para a revista no ato cívico-militar que se iniciou às 8h30min, o governador Eduardo Leite afirmou que a retomada do ato neste ano - suspenso durante a pandemia e no ano passado por causa das enchentes de setembro - tem um forte significativo.
"Hoje o que a gente celebra é a nossa capacidade de nos unirmos para enfrentar as dificuldades do dia a dia, as dificuldades que o clima nos impôs, esse senso de pertencimento do nosso povo", disse. 
Sob chuva e um céu carregado, cerca de 1 mil pessoas participaram da apresentação que contou também com a parte tradicionalista em homenagem ao patrono dos Festejos Farroupilhas, Jayme Caetano Braun.
Na sequência, após um hiato de seis anos, foi retomado o desfile temático. De acordo com a produtora artística do evento, Lara Lindemeyer, os carros alegóricos destacaram a importância da reconstrução do RS frente à calamidade.

Em meio aos 2,1 mil lugares gratuitos nas arquibancadas, o casal de policiais militares Renata Miranda e Robson Camargo trocaram as fardas pelos vestidos de prenda e bombachas para levarem os filhos Vitor e Valentina, de sete e dois anos, conhecerem um pouco mais das tradições.
"Nós viemos todos os anos, ou a trabalho ou a passeio, e fizemos questão de vir hoje neste momento de renascimento do nosso Estado. É sempre bom cultivar o amor que temos pelo nosso Estado e manter isso", destacou Renata.
Confira mais fotos do evento: 
Cerca de 1 mil pessoas participaram da apresentação | TÂNIA MEINERZ/JC
Cerca de 1 mil pessoas participaram da apresentação TÂNIA MEINERZ/JC
Renata Miranda e Robson Camargo levarem os filhos Vitor e Valentina para o evento | TÂNIA MEINERZ/JC
Renata Miranda e Robson Camargo levarem os filhos Vitor e Valentina para o evento TÂNIA MEINERZ/JC
Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) foi tomada pelo público nesta sexta-feira (20) | TÂNIA MEINERZ/JC
Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) foi tomada pelo público nesta sexta-feira (20) TÂNIA MEINERZ/JC

Notícias relacionadas