Porto Alegre, seg, 14/04/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 07 de Agosto de 2024 às 12:22

Por que partes de canteiro verde da Zona Sul de Porto Alegre estão virando concreto?

Nova pista para ciclistas não afetará a arborização da avenida

Nova pista para ciclistas não afetará a arborização da avenida

Mauro Belo Schneider/Especial/JC
Compartilhe:
Mauro Belo Schneider
Mauro Belo Schneider Editor-executivo
Tem chamado atenção a alteração em uma paisagem tradicional entre os bairros Vila Assunção e Tristeza, na Zona Sul de Porto Alegre. Partes da grama do canteiro verde da avenida Wenceslau Escobar, algo raro em grandes vias da cidade, estão sendo substituídas por concreto. 
Tem chamado atenção a alteração em uma paisagem tradicional entre os bairros Vila Assunção e Tristeza, na Zona Sul de Porto Alegre. Partes da grama do canteiro verde da avenida Wenceslau Escobar, algo raro em grandes vias da cidade, estão sendo substituídas por concreto
A Secretaria de Mobilidade Urbana da Capital explica o motivo: está sendo construída ali, há cerca de uma semana, uma ciclovia. O projeto teria sido apresentado à comunidade local, mas muitas pessoas se surpreendem e temem o futuro da área, onde há diversas árvores. 
"A Prefeitura apresentou, em março, aos moradores, ciclistas e comerciantes da zona sul, a proposta de expansão da malha cicloviária na avenida Wenceslau Escobar, em fase de elaboração. O novo trecho de 800 metros de ciclovia bidirecional começou a ser implantado sobre o canteiro central entre as avenidas Pereira Passos e Otto Niemeyer, para garantir a segurança dos usuários da mobilidade ativa", afirma a secretaria através de nota da assessoria de imprensa. 
Secretaria de mobilidade garante que árvores serão preservadas | Mauro Belo Schneider/Especial/JC
Secretaria de mobilidade garante que árvores serão preservadas Mauro Belo Schneider/Especial/JC


E, conforme a pasta, não há motivos para preocupação. "O traçado da ciclovia vai preservar as árvores existentes no canteiro, o que contribui para conforto térmico a quem pedala, e não vai interferir na distribuição dos espaços na avenida", continua o texto enviado à reportagem. 

A implantação, aliás, é feita por meio de contrapartida da Melnick, que tem diversos projetos em Porto Alegre. 

Notícias relacionadas

Comentários

0 comentários