Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 23 de Julho de 2024 às 18:41

Mesmo com quadras de areia fechadas, Orla do Guaíba registra movimento intenso

Com tempo firme, terça-feira (23) foi de movimento intenso na Orla do Guaíba

Com tempo firme, terça-feira (23) foi de movimento intenso na Orla do Guaíba

THAYNÁ WEISSBACH/JC
Compartilhe:
Fabrine Bartz
Fabrine Bartz Repórter
O tempo firme e a temperatura acima dos 20ºC contribuíram para o movimento intenso no trecho 3 da Orla do Gasômetro, na tarde desta terça-feira (23), quando centenas de pessoas circularam pelo local. Com as quadras sintéticas e de areia ainda fechadas em decorrência das enchentes, a alternativa são as quadras de concreto. Das 29 quadras da Orla, apenas as quatro de concreto estão em funcionamento. Uma fita indica que os espaços de areia estão impróprios até o momento. “As quadras seguem restritas porque estamos aguardando as contratações para recuperação tanto das quadras de areia quanto das sintéticas. Aguardamos, principalmente, os fornecedores entregarem a areia”, esclarece a secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELj), Ana Paula Bastos.
O tempo firme e a temperatura acima dos 20ºC contribuíram para o movimento intenso no trecho 3 da Orla do Gasômetro, na tarde desta terça-feira (23), quando centenas de pessoas circularam pelo local. Com as quadras sintéticas e de areia ainda fechadas em decorrência das enchentes, a alternativa são as quadras de concreto.

Das 29 quadras da Orla, apenas as quatro de concreto estão em funcionamento. Uma fita indica que os espaços de areia estão impróprios até o momento. “As quadras seguem restritas porque estamos aguardando as contratações para recuperação tanto das quadras de areia quanto das sintéticas. Aguardamos, principalmente, os fornecedores entregarem a areia”, esclarece a secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELj), Ana Paula Bastos.
Além da aquisição de areia, está em andamento o processo de aquisição das borrachas para liberar as quadras, segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi). Serão feitos testes orgânicos para verificar a qualidade da areia nas quadras de beach tênis e futevôlei. Conforme a pasta, não é possível determinar um valor para as atividades. A recomposição do talude, no entanto, está prevista para a próxima semana.

O atraso nas obras, segundo Ana Paula Bastos, também está relacionado com as condições climáticas. “Nas quadras sintéticas, tivemos que fazer toda a lavagem e a higienização. Já as quadras de areia ficaram por muito tempo empoçadas”, complementa.

Embora o espaço tenha registrado fluxo de pessoas intenso, tanto na ciclovia quanto nas quadradas e no gramado, as marcas da enchente seguem perceptíveis. Há resíduos em diferentes pontos e as placas, que marcam o turismo da cidade, permanecem caídas. Os bares ao entorno das quadras estão fechados e com fachadas quebradas.
O espaço faz falta para a servidora pública Elcatiane Romio, que passou a adotar o esporte por conta da revitalização da orla. “Geralmente, jogava beach tênis e faço patinação, era muito bom. Foi muito triste ver tudo tomado pela água, mas agora a sensação é de pertencimento”. Ao lado da professora de inglês Clélia Teixeira, essa é a primeira vez que a servidora volta ao local depois das enchentes.

Prefeitura de Porto Alegre trabalha na reconstrução das academias ao ar livre

Nesta terça-feira, a secretária de Serviços Urbanos (SMSUrb) iniciou a recuperação das academias ao ar livre e de dois playgrounds em Porto Alegre. Com investimento de R$ 100 mil, novos brinquedos começaram a ser colocados com materiais mais resistentes aos eventos climáticos. O objetivo é que o serviço seja finalizado até o final desta semana.

Ainda com marcas da enchente, os equipamentos já são utilizados pelo público, inclusive por crianças. “Fizemos a manutenção das duas academias e a higienização desses espaços. Substituímos também os playgrounds de madeira por estruturas metálicas, que pode ficar submerso”, detalha o secretário da SMSUrb, Assis Arrojo.

Está no radar da prefeitura a manutenção das academias e playgrounds do trecho 1 da Orla. O contrato com a GAM3, empresa responsável pelo trecho, isenta a manutenção em caso de calamidade pública. “O normal é eles fazerem a manutenção, mas em razão da enchente, estamos fazendo.

Notícias relacionadas