A primeira edição do Mutirão Central da Cidadania realizou 8.813 atendimentos e mais de 4,2 mil pessoas passaram pelo shopping Total. Entre os serviços mais procurados neste domingo (23) estavam a emissão da carteira de identidade, certidões de nascimento e casamento, cadastro único e título de eleitor.
A iniciativa teve ainda a assistência jurídica, benefícios sociais, previdenciários e atendimento para migrantes. Mais de 41 instituições participaram do mutirão.
O juiz corregedor Felipe Lumertz, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), disse que a iniciativa teve o objetivo de assegurar o acesso da população a documentação civil básica. "O Rio Grande do Sul foi atingido por uma tragédia climática e as pessoas perderam o seu patrimônio e os seus documentos. As pessoas precisam recomeçar suas vidas", destaca o magistrado.
Segundo Lumertz, a ideia foi concentrar todos os serviços em um único local e facilitar a vida do cidadão. "A proposta começou na Corregedoria do TJ/RS e a ideia é continuar com o serviço em Porto Alegre e expandir o mutirão para o Interior do Estado", destaca.
A iniciativa da Corregedoria do TJ/RS foi parabenizada pela população que foi até o shopping Total. Moradoras da zona Sul de Porto Alegre, a dona de casa Érica Silveiro Nunes e a sua filha Bianca aproveitaram o mutirão para realizar a certidão de nascimento. "Tenho só elogios a estrutura montada pela Justiça que concentrou diverso serviços em único local", comentou Érica Nunes.
Residente na rua Conde de Porto Alegre, no bairro Floresta, Celso Garcia, que trabalha em um hostel, teve a sua casa invadida pela água onde perdeu mobiliários e documentos. "Fui salvo de barco e perdi a minha documentação", recorda. Garcia fez questão de elogiar o atendimento prestado pelos voluntários.
"Fiquei com vontade de beijar a mão de cada um dos funcionários públicos que me atenderam. Foi sensacional. É um recomeço", comenta ele.
Emocionado, ele agradeceu ao juiz Corregedor do TJ/RS, Felipe Lumertz, e a gerente comercial e de marketing do Shopping Total, Sílvia Rachewsky, pela estrutura montada no shopping. Garcia realizou a emissão da carteira de identidade, da carteira de habilitação, da carteira de trabalho e título de eleitor.
O mutirão Central da Cidadania é uma ação do governo do Estado, em parceria com o TJ/RS. Todas as 41 instituições envolvidas na iniciativa, em nível municipal, estadual e federal atenderam prioritariamente, a população desabrigada ou em situação de vulnerabilidade social.
No local, cada uma das entidades participantes montou guichês para consulta e emissão
de segunda vias de certidões de nascimento e casamento, de carteira de identidade, do CPF e da Carteira Nacional de Habilitação.
Além disso, também foram feitos serviços de perícia médica e de orientação jurídica. As pessoas que participaram do mutirão tiveram transporte gratuito disponibilizado pela Metroplan diretamente dos abrigos da Região Metropolitana para o shopping Total.