A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta neste sábado (22) para o risco de temporal com "ventos intensos" e "eventual queda de granizo". A previsão é que os eventos climáticos atinjam a cidade durante a madrugada de domingo até o final da manhã de segunda (24).
Segundo a Defesa Civil, a Capital pode receber entre 20 e 45 milímetros por hora de chuva ou 55 milímetros por dia -já os ventos podem ficar entre 40 e 70 quilômetros por hora.
"Condições estarão favoráveis para ocorrências de corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos", alerta o órgão.
Porto Alegre foi um dos municípios do Rio Grande do Sul a serem atingidos pelas enchentes nos últimos meses. Ao todo, 478 cidades sofreram impactos e 177 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas no estado.
Recomendação da prefeitura é que moradores se abriguem em locais seguros e mantenham-se afastados de "postes, árvores e placas de sinalização".
"A Comissão Permanente de Atuação em Emergência acompanha as atualizações da previsão do tempo e mantém equipes prontas para prestar assistência à população", afirma a Defesa Civil.
Em maio, quando a cidade foi atingida pelas chuvas mais fortes, o nível ultrapassou os cinco metros. Em caso de dúvidas e emergências, a população pode ligar para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).