De Caxias do Sul
O Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, está fechado na manhã desta quinta-feira (20) por determinação da Polícia Federal (PF). A medida foi adotada após uma tentativa de assalto a um carro-forte no local na noite desta quarta-feira (19).
Cerca de dez assaltantes disfarçados de policiais federais, fortemente armados, entraram no terminal e houve troca de tiros com a Brigada Militar. Um policial e um criminoso morreram no confronto.
A PF determinou o fechamento para realizar a varredura de toda área. Segundo informações da prefeitura de Caxias do Sul, não há previsão de conclusão dos trabalhos.
"A Administração Municipal lamenta profundamente a morte do Sargento Fabiano em confronto na noite desta quarta-feira nas proximidades do Aeroporto Hugo Cantergiani. O fato ocorreu durante ataque criminoso à transporte de carga de valores no aeroporto e está sob os cuidados e investigação das Autoridades Policiais com todo apoio da equipe de servidores do terminal aeroportuário e das Secretarias de Trânsito, Transportes e Mobilidade e da Segurança Pública e Proteção Social", diz a nota da prefeitura.
Na terça-feira (18), o governador Eduardo Leite anunciou o investimento de R$ 14 milhões no aeroporto. Desde o fechamento do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, que ficou inundado pelas enchentes de maio, a demanda pelos serviços do terminal da Serra cresceu de forma expressiva. Em maio, foram registradas 1.470 operações de pousos e decolagens no Hugo Cantergiani, um salto superior a 300% na comparação com igual mês de 2023, quando foram 350. De janeiro a maio, a média mensal de operações teve alta de 83%, passando de 1.640 para 3.001.