Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, colocou em prática o plano de contingência no município com a Defesa Civil local alertando os moradores para o risco de inundações. A cidade foi uma das mais afetadas pela enchente histórica no Rio Grande do Sul em maio, com 80,8% dos domicílios atingidos pelas águas. Nesta quarta-feira (10), o Rio Jacuí já chegou a 5 metros, e a cota de inundação é de 6 metros. O município está realizando monitoramento contínuo da situação por causa da chuva que se mantém desde a madrugada.
O alerta da Defesa Civil está sendo feito, em especial, para os moradores residentes nos bairros Chácara, Cidade Verde, Vila da Paz e Picada. O pedido feito pelas autoridades é que eles deixem as suas casas e se dirijam para locais especificados pela prefeitura.
O boletim da prefeitura de Eldorado do Sul divulgado na terça-feira (18) informa que em torno de 1 mil famílias tiveram as residências danificadas pelas enchentes de maio e 3 mil famílias ainda não conseguiram retornar para os bairros Itaí, Cidade Verde, Picada, Sans Souci e Vila da Paz. Em diversas partes da cidade ainda há entulho nas calçadas que não foram recolhidos ainda, como é o caso da rua Farroupilha.