Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 17 de Junho de 2024 às 11:06

CRMV-RS pede apoio internacional para enfrentar desafios da tragédia climática no RS

Mais de 12 mil animais foram resgatados devido às enchentes no RS

Mais de 12 mil animais foram resgatados devido às enchentes no RS

JÚLIA FERNANDES/ESPECIAL/JC
Compartilhe:
Agências
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) levou ao Fórum Mundial de Saúde Animal, organizado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), realizado na França na semana passada, um documento de extrema importância sobre a tragédia climática que assola o Estado gaúcho. Mauro Moreira, presidente do CRMV-RS, apresentou os dados alarmantes e solicitou apoio internacional para enfrentar os desafios decorrentes dessa crise. As informações são do CRMV-RS.O documento foi entregue ao delegado permanente do Brasil na OMSA, Marcelo Andrade, e descreve a calamidade enfrentada pelo Rio Grande do Sul. Segundo os dados divulgados pela Defesa Civil até 25 de maio de 2024, quando o documento foi apresentado no evento que celebrava o 100 aniversário da OMSA, havia 469 municípios afetados, mais de 79 mil pessoas em abrigos, mais de 538 mil foram desalojadas e mais de 12 mil animais resgatados.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) levou ao Fórum Mundial de Saúde Animal, organizado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), realizado na França na semana passada, um documento de extrema importância sobre a tragédia climática que assola o Estado gaúcho. Mauro Moreira, presidente do CRMV-RS, apresentou os dados alarmantes e solicitou apoio internacional para enfrentar os desafios decorrentes dessa crise. As informações são do CRMV-RS.

O documento foi entregue ao delegado permanente do Brasil na OMSA, Marcelo Andrade, e descreve a calamidade enfrentada pelo Rio Grande do Sul. Segundo os dados divulgados pela Defesa Civil até 25 de maio de 2024, quando o documento foi apresentado no evento que celebrava o 100 aniversário da OMSA, havia 469 municípios afetados, mais de 79 mil pessoas em abrigos, mais de 538 mil foram desalojadas e mais de 12 mil animais resgatados.
Moreira também ressaltou a importância da Medicina Veterinária como parte da Saúde Única, que tem a obrigação de contribuir de forma organizada com os diversos atores que trabalham para enfrentar os complexos desafios de saúde vividos pela sociedade. O presidente do CRMV-RS solicitou uma "NOTA" requerendo ao governo federal, estadual e municipal uma atenção especial e imediata, além do direcionamento de recursos financeiros aos profissionais que estão atuando diuturnamente para dar suporte e segurança na causa do bem-estar animal.

Notícias relacionadas