Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 15 de Maio de 2024 às 14:39

Usuários reclamam da demora dos ônibus em Porto Alegre

Itinerários de ônibus foram modificados em razão da enchente que inundou ruas de Porto Alegre

Itinerários de ônibus foram modificados em razão da enchente que inundou ruas de Porto Alegre

TÂNIA MEINERZ/JC
Compartilhe:
Cláudio Isaías
Cláudio Isaías Repórter
Além dos transtornos causados pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias, os moradores de Porto Alegre enfrentam um outro problema: a demora na circulação dos ônibus na Capital. Em razão das águas que causaram a inundação do Centro Histórico, a prefeitura decidiu, desde segunda-feira, 13, que o transporte coletivo em dias úteis segue com tabela especial, adequada à menor circulação de pessoas devido à enchente. Aos finais de semana, serão mantidos os horários de sábado e domingo.
Além dos transtornos causados pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias, os moradores de Porto Alegre enfrentam um outro problema: a demora na circulação dos ônibus na Capital. Em razão das águas que causaram a inundação do Centro Histórico, a prefeitura decidiu, desde segunda-feira, 13, que o transporte coletivo em dias úteis segue com tabela especial, adequada à menor circulação de pessoas devido à enchente. Aos finais de semana, serão mantidos os horários de sábado e domingo.
• LEIA MAIS: Água baixa e libera trânsito nas avenidas Padre Cacique e Praia de Belas em Porto Alegre

Nos terminais das avenidas Osvaldo Aranha, Protásio Alves, Salgado Filho e Borges de Medeiros, os usuários destacaram que a demora em alguns casos chega a 30 minutos. No terminal do viaduto José Loureiro da Silva, na ligação entre a as avenidas João Pessoa e Salgado Filho, os passageiros criticaram a demora dos ônibus. A farmacêutica Cecília Nascimento, que trabalha no bairro Partenon, na zona Leste, disse que estava há mais de meia hora aguardando o ônibus Agronomia. Ela chegou no ponto de embarque às 9h30min e monitorava a chegada do veículo pelo aplicativo da prefeitura que mostrava três horários - 10h, 10h17min e depois 10h40min. Porém, o transporte passou às 10h. "Percebo que houve uma diminuição das linhas em razão das enchentes. No entanto, existe pessoas que precisam se deslocar para as zonas Leste e Sul", comenta.
A cuidadora Graziela Braga, que trabalha na zona Sul da Capital, disse que percebeu os terminais de embarque mais cheios nos últimos dias. "Tenho feito o monitoramento dos horários pelo aplicativo", destaca. Moradora do bairro Passo Dornelles, Graziela Braga pega um ônibus que passa pela Protásio Alves e Osvaldo Aranha e desembarca no "terminal improvisado" na rua Sarmento Leite. Ela embarca em um veículo da Icaraí para chegar até a zona Sul da cidade onde trabalha.
A empregada doméstica Virgínia Regina da Luz, residente no bairro Restinga Velha, disse que considera um descaso o que vem acontecendo com os moradores do bairro. Segundo ela, diversas pessoas que trabalham na zona Sul ficam quase duas horas esperando pelo ônibus. "Os meus patrões são pessoas compreensíveis e entenderam a minha situação causada pelas enchentes. Agora, a prefeitura poderia colocar mais horários para quem precisa se deslocar da Restinga para outros bairros", comenta.
Virgínia Regina, que utiliza o ônibus Restinga Tristeza, começa a trabalhar às 8h - mas tem chegado às 10h30min no serviço. Em razão da diminuição dos horários dos ônibus, os patrões decidiram  liberar a trabalhadora por volta das 16h. Porém, ela vai pagar mais caro para chegar em casa - vai utilizar uma lotação que custa RS 8,80 e pegar um ônibus no valor R$ 4,80. "Vou desembolsar R$ 13,60 para poder chegar mais cedo em casa porque se fosse depender dos ônibus Restinga Tristeza chegaria muito mais tarde", lamenta.
 
TÂNIA MEINERZ/JC
Ônibus que circulam nos corredores da Osvaldo Aranha e Protásio Alves desembarcam passageiros no terminal da rua Sarmento Leite (Tânia Meinerz/JC) 
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, disse que as pessoas precisam entender que a cidade de Porto Alegre encolheu 30% em razão das enchentes. "O nosso sistema está em colapso da Arena até o Centro Histórico e em parte de Ipanema, na zona Sul", destaca. Segundo Adão de Castro, existem linhas de ônibus que não podem ser operadas e as que operam, mudaram seus itinerários em razão dos alagamentos das vias. "Peço que a população consulte o Cittamobi porque é o aplicativo mais confiável", destaca. O serviço pode ser acessado no www.cittamobi.com.br/home/.
O secretário pede que os usuários tenham o hábito de usar o aplicativo Cittamobi. "As pessoas estão habituadas a realizar deslocamentos que estão comprometidos em razão das enchentes", comenta. Segundo ele, o aplicativo do GPS em 100% da frota está atualizado com todos os desvios e paradas de ônibus provisórias justamente para oferecer a possibilidade de o passageiro melhor planejar seus deslocamentos.
Em razão dos bloqueios por acúmulo de água, sobretudo nas regiões do Centro, 4º Distrito, Cidade Baixa e Menino Deus, 28 linhas estão temporariamente desativadas - porque estão com mais de 50% do itinerário comprometido.
Na região do Centro Histórico, operam os terminais de passageiros da Salgado Filho e Borges de Medeiros. Os demais, nas imediações do Mercado Público e da rua da Conceição, seguem inacessíveis.
Sobre reclamações do usuários para melhorar o atendimento dos ônibus, o secretário de Mobilidade Urbana pede que a população ligue para os telefones 118 e 156 de Atendimento ao Cidadão. Os usuários do transporte poderão esclarecer dúvidas sobre o funcionamento das linhas e os itinerários pelo app 156+POA. As informações são atualizadas, em tempo real, pelo perfil da EPTC @EPTC_POA na rede X (o antigo Twitter).

Relação de linhas temporariamente fora de operação
605 - Jardim São Pedro
613- Elizabeth
615 - Sarandi
701 - Vila Farrapos/ Voluntários
703 - Vila Farrapos
704 - Humaitá
718 - Ilha da Pintada
721 - Nova Gleba/ Santa Rosa
727 - Agostinho
731 - Parque dos Maias
756 - Passo das Pedras
761 - Leopoldina
762 - Rubem Berta
6102 - Minuano/Lindóia/ Sarandi
7041 - Humaita/AJ Renner/Dona Teodora
7042 - Humaitá/Ernesto Neugbauer
7052 - Aeroporto/ Ceasa
7053 - Aeroporto/Ceasa/ Fecomércio
7151 - Sarandi/ Sertório
B02 - Leopoldina/Aeroporto/ Indústrias
B09 - Aeroporto/Indústrias/ Iguatemi
B25 - Arroio Feijó/Humaitá
M21 - Corujão Baltazar/Assis Brasil
R62 - Rápida Rubem Berta
C1 - Circular Centro
C2 - Circular Praça XV
C3 - Circular Urca
C5 - Circular 4 Distrito/ Moinhos de Vento
Fonte: EPTC

Notícias relacionadas