O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) só deve conseguir reativar a Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento nesta quarta-feira, 15 de maio. Isso porque o departamento não conseguiu ligar o motor da Estação de Bombeamento nesta terça-feira.
O funcionamento ativaria a Estação de Bombeamento, que levaria a água até a ETA. Como isso não foi possível, agora, uma nova tentativa de uso do aparelho será feita na manhã desta quarta. A informação foi confirmada pelo Dmae na noite desta terça-feira.
Assim, a ETA Moinhos de Vento segue sem funcionar. Com isso, já são pelo menos 12 dias fora de operação, o que afeta o abastecimento de água de parte de Porto Alegre em uma área que concentra grandes hospitais da cidade, como o de Pronto Socorro (HPS), Hospital de Clínicas e Santa Casa de Misericórdia. Os complexos de saúde estão utilizando caminhões-pipa para o abastecimento.
Uma outra tentativa de ligação foi feita na noite de segunda-feira (13), mas um outro equipamento acabou queimando cerca de 30 minutos após ser ligado.
A expectativa inicial do Dmae era de que a ETA Moinhos de Vento, que abastece os bairros da região central da Capital, voltasse a funcionar na quarta-feira. Mas essa previsão foi derrubada.
Com a nova perspectiva, o reabastecimento de água dos bairros Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mon't Serrat, Partenon, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília, Santana, São João e Três Figueiras deve ser normalizado até a sexta-feira (17).