Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 13 de Maio de 2024 às 16:09

Dmae isenta tarifas de moradores afetados pelas enchentes em Porto Alegre

Abrigos cadastrados pela prefeitura também terão as tarifas da conta de água isentas

Abrigos cadastrados pela prefeitura também terão as tarifas da conta de água isentas

THAYNÁ WEISSBACH/JC
Compartilhe:
Bárbara Lima
Bárbara Lima Repórter
Atualizada às 21h03min
Atualizada às 21h03min
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) vai isentar e conceder formas especiais de pagamento para conta de água aos afetados pelas enchentes em Porto Alegre. O acordo, realizado com o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS), foi selado no início da noite desta segunda-feira (13). O acordo da prefeitura será nos moldes do acordo feito com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
A população de regiões alagadas que utiliza a tarifa social não precisará pagar a tarifa por seis meses. A população sem tarifa social terá isenção total da cobrança de água e esgoto do mês de maio e, nos dois meses subsequentes, isenção da tarifa do consumo real, mantida a cobrança do Custo de Manutenção de Serviços. No caso da água, no valor de R$ 19,44, no caso de esgoto R$ 34,99, independente do consumo.
No caso dos desabastecidos, após retomada do serviço, o valor cobrado será limitado a média dos últimos seis meses para não aumentar os valores a serem pagos em eventual excesso. “Entendemos que muitas pessoas vão precisar de mais água para limpar suas casas”, disse o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.
Os atuais 159 abrigos cadastrados pela prefeitura terão as tarifas da conta de água isentas neste momento, benefício que irá perdurar até um mês após o fechamento dos abrigos. Se novos abrigos abrirem pela prefeitura, também estarão isentos.

Notícias relacionadas