A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem editado nos últimos dias uma série de medidas excepcionais no auxílio ao enfrentamento das enchentes no Rio Grande do Sul. Entre essas medidas, está a flexibilização em relação à venda e doação de álcool etílico 70% na forma líquida. A resolução, publicada no Diário Oficial, em edição extra, nesta sexta (10), tem validade até 31 de agosto de 2024, inclusive com a comercialização permitida até 90 dias depois do término da vigência da resolução.
De acordo com o órgão, a medida justifica-se pela necessidade de garantir uma ferramenta mais eficaz na higienização, contra a proliferação de microrganismos, especialmente com a dificuldade de acesso a água potável e métodos adequados de limpeza das mãos e de higienização de objetos.
A medida é uma de um conjunto de três editadas entre sexta e sábado. A última delas, permite que medicamentos experimentais sejam entregues a participantes de pesquisas clínicas em andamento no Rio Grande do Sul, no lugar onde eles estiverem residindo, mesmo temporariamente.
A Anvisa simplificou também os procedimentos para doação internacional de alimentos dispensados de registro, cosméticos e produtos de higiene e saneantes destinados ao Rio Grande do Sul. Com a medida, as doações deste tipo poderão ser feitas por meio da Declaração Simplificada de Importação.