Os ministros da Comunicação Social, Paulo Pimenta, e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, estiveram na manhã deste sábado (11) em uma das cozinhas solidárias organizadas no Estado em socorro às famílias atingidas pelas cheias, em Viamão. Eles fizeram a entrega de mantimentos para a iniciativa que tem funcionado como um dos pontos essenciais às 70 mil pessoas já abrigadas no Estado.
Em suas redes sociais, o ministro Paulo Pimenta afirmou que 100 planos de trabalho emergenciais de municípios já foram aprovados pelo governo federal e outros 61 devem ser aprovados ainda neste sábado. Eles representam a liberação, até hoje, de R$ 50 milhões em recursos para as primeiras medidas tomadas pelas administrações municipais, especialmente em apoio aos abrigos.
O roteiro dos ministros seguiu pelo Vale do Gravataí, com visitas a Cachoeirinha e Gravataí, que seguem com bairros inundados pela alta do Rio Gravataí. Cachoeirinha ainda não está na lista dos municípios com planos já aprovados pelo governo federal. Pimenta salientou no encontro com o prefeito Cristian Wasem que estão disponíveis R$ 500 mil para as primeiras medidas emergenciais a serem elencadas no formulário de informações de desastres pelo município, em ofício que ainda depende de aceitação do governo estadual, após o reconhecimento do estado de calamidade do município.
Os ministros seguiram para Gravataí e, às 16h, está marcada uma entrevista coletiva em Porto Alegre, que contará ainda com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.
No começo da tarde deste sábado, a chuva voltou a ficar forte na região, e há perspectiva de que o Rio Gravataí, que baixou mais de 40 centímetros desde o ápice da cheia, volte a subir.