Depois das operações terem sido suspensas em meio às fortes chuvas que assolam o Estado no maior desastre ambiental da história do Rio Grande do Sul, o governo gaúcho informou, na noite deste domingo (5), que os oito aeroportos de responsabilidade do Departamento Aeroportuário da Secretaria de Logística e Transportes já estão operando normalmente.
São eles os aeroportos de Passo Fundo, Santo Ângelo, Torres, Capão da Canoa, Canela, Rio Grande, Erechim e Carazinho. Sendo que, em Passo Fundo, está localizada a base para reabastecimento de aeronaves que estão atuando nas ações de resgate em todo o Estado.
Algumas horas antes, no inicio da tarde, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) havia confirmado que, no Aeroporto Internacional de Porto Alegre (Salgado Filho), as operações seguirão suspensas até pelo menos a próxima sexta-feira (10).
As companhias aéreas Azul, Gol e Latam cancelaram os voos com origem e destino para Porto Alegre. Quem tinha passagens marcadas está sendo comunicado sobre regras mais flexíveis para remarcação, reembolso e cancelamento.
Ainda segundo a Abear, os aeroportos das cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo podem ser impactados pelas condições meteorológicas no Estado.