Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 02 de Maio de 2024 às 18:53

Defesa Civil e entidades recolhem doações para vítimas das chuvas no RS

Os itens mais necessitados são colchões e lençóis de solteiro, fronhas, roupas, produtos de higiene e limpeza

Os itens mais necessitados são colchões e lençóis de solteiro, fronhas, roupas, produtos de higiene e limpeza

MARIANA CARLESSO/JC
Compartilhe:
Osni Machado
A Defesa Civil Estadual, a prefeitura de Porto Alegre e entidades realizam campanhas para arrecadação de doações para atender as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Neste momento, alguns dos itens mais necessários são: cobertores, roupas de cama e banho, além de rações para cães e gatos.          
A Defesa Civil Estadual, a prefeitura de Porto Alegre e entidades realizam campanhas para arrecadação de doações para atender as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Neste momento, alguns dos itens mais necessários são: cobertores, roupas de cama e banho, além de rações para cães e gatos.          
Defesa Civil Estadual recolhe doações. De acordo com a tenente Sabrina Ribas, da Defesa Civil, os estoque de doações ainda estão abastecidos, porém, existe, no entanto, a necessidade de alguns itens específicos, como: colchões, roupa de cama e banho (higienizados) e cobertores (higienizados). Esses materiais podem ser entregues no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual, que funciona na avenida Joaquim Porto Villanova, 201, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre, e que atende no telefone (51) 3210 4255.

A prefeitura de Porto Alegre lançou a campanha “Ajude quem mais precisa”, solicitando doações, como: colchões, lençóis de solteiro, fronhas, produtos de higiene, água, copos plásticos e rações para cães e gatos. O ponto de coleta é o depósito da Defesa Civil Municipal, localizado na rua La Plata, 693. Os itens serão recebidos sexta-feira (3), das 9h às 18h.

A Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), juntamente com suas 194 entidades afiliadas, está lançando a Campanha Solidária para arrecadar fundos e realizar a compra de itens fundamentais para as famílias que estão desabrigadas e tiveram suas casas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O presidente da entidade, Rodrigo Sousa Costa destaca que a primeira ação será a compra de cobertores. A meta, segundo o dirigente, é arrecadar recursos para adquirir cobertores por apenas R$ 11,00 cada, graças a uma parceria com uma fábrica. As doações podem ser de qualquer valor e podem ser feitas por PIX: [email protected] ou através de depósito em conta da Federasul aberta exclusivamente para a campanha no Sicredi nº 0116 01229-5. A entidade informa que a campanha já permitiu a compra de três mil cobertores, feita com os valores doados.  

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) também tem pontos de arrecadação de doações para população atingida pelas cheias no Rio Grande do Sul. De acordo com a entidade, as maiores necessidades são colchões, água, lençóis e cobertores, produtos de higiene e limpeza, roupas, itens domésticos e rações para animais. As contribuições podem ser entregues diretamente na sede da Amrigs, localizada na av. Ipiranga, 5.311, em Porto Alegre, das 9h às 18h.

Fundação Iberê recebe doações às vítimas das enchentes. Neste sábado e domingo (4 e 5 de maio), as equipes da Fundação Iberê e da Loja Iberê estarão mobilizadas para receber doações às vítimas atingidas pelas intensas chuvas no Rio Grande do Sul. A passagem atrás do prédio da Fundação estará aberta para carros, entre 14h e 18h, para receber agasalhos em bom estado de uso, água potável, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e limpeza e ração para cães e gatos. Quem não puder participar, a Fundação seguirá recebendo os itens até o dia 12 de maio, entre quinta e domingo, das 14h às 18h. O endereço da Fundação Iberê é av. Padre Cacique, 2.000, bairro Cristal, em Porto Alegre. 
A Trensurb realiza campanha de arrecadação de donativos para Vítimas de Enchentes. Serão aceitas doações de agasalhos e roupas de cama higienizados, produtos de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis e rações para animais. As caixas de coleta de donativos estão disponíveis nas estações Mathias Velho, Petrobras, Esteio, Luiz Pasteur, São Leopoldo, Santo Afonso e Novo Hamburgo.
A Universidade de Caxias do Sul (UCS) disponibiliza ponto de arrecadação de donativos às vítimas da chuva que atinge o Estado. As doações podem ser feitas diariamente, das 8h às 18h, no Bloco T – prédio da antiga UCS TV, defronte ao Restaurante Universitário, no Campus-Sede. A campanha segue, pelo menos, até o próximo domingo (5), e está restrita ao campus de Caxias. Nos demais campi da UCS na região não haverá recebimento neste momento devido às dificuldades de acesso e mobilidade. A UCS também disponibilizou, em acordo com a prefeitura de Caxias do Sul e a Fundação de Assistência Social (FAS), o Ginásio 1 e o alojamento dos atletas da Vila Poliesportiva para acolhimento de desabrigados. Para mais informações: (54) 98404.0778 (Defesa Civil). As doações podem ser de alimentos perecíveis e água potável, materiais de higiene, roupas e agasalhos, colchões e roupas de cama, além de lonas.

A Ulbra também auxilia vítimas das enchentes no Estado. A campanha mobiliza as nove unidades da universidade no Rio Grande do Sul. As unidades presenciais, tanto de Educação Básica quanto de Ensino Superior, estão servindo de ponto de arrecadação de donativos, sob a coordenação de suas respectivas pastorais. As necessidades mais urgentes são de alimentos não perecíveis (preferencialmente produtos de consumo imediato), água potável e produtos de higiene pessoal e limpeza. O destino será os atingidos nas cidades e regiões mais próximas de cada unidade, de acordo com as orientações da Defesa Civil Estadual. Doações em dinheiro podem ser feitas pelo Pix [email protected], identificando como “Enchente”. As unidades de Educação Básica e Ensino Superior da Ulbra estão localizadas nas cidades de Cachoeira do Sul, Canoas, Carazinho, Gravataí, Guaíba, Santa Maria, São Jerônimo, Sapucaia do Sul e Torres.

O Hospital Moinhos de Vento, por meio do Instituto Moinhos Social (IMS), está reunindo doações, que serão repassadas às comunidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. De acordo com o governo do Estado, é o maior desastre natural da história – até o momento, são pelo menos 3 mil pessoas desabrigadas e mais de 5 mil desalojadas. A campanha envolve doação em dinheiro, que pode ser feita para a chave PIX [email protected]. Com o valor arrecadado, o IMS vai adquirir itens, de acordo com as principais necessidades apontadas, e destinar ao governo do Estado. Além disso, o Hospital Moinhos de Vento está recebendo agasalhos, cobertores, capas de chuva e botas na sede do Instituto Moinhos Social (ao lado da Panvel, no térreo da rua Tiradentes, 333) e em caixas que estarão alocadas nas recepções dos blocos B e C.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS) lança a campanha "SOS Rio Grande do Sul - Carreta Solidária" em resposta às enchentes que assolam o Estado. A entidade pede para a população e entidades a ajudar com doações de alimentos não perecíveis, agasalhos e produtos de higiene e limpeza para auxiliar população afetada pelas chuvas. As entregas têm como ponto central a sede do sindicato, localizado na avenida São Pedro, 1.420, bairro São Geraldo, Porto Alegre (RS).

A Legião da Boa Vontade, por meio de sua campanha LBV — SOS Calamidades, abriu seus postos de arrecadação para receber doações de colchões e materiais de higiene e limpeza. Os donativos serão entregues à Defesa Civil em apoio às vítimas das chuvas. O que doar: colchões; material de limpeza (sabão, água sanitária, álcool, desinfetante e detergente); material de higiene pessoal (sabonete, creme dental, escova de dente, shampoo e absorvente).

Postos de arrecadação:

Porto Alegre/RS: Av. São Paulo, 722, São Geraldo — Tel.: (51) 3325-7036

Glorinha/RS: RS 030, Km 19, parada 119, Guabiroba — Tel.: (51) 3487-2600

Pelotas/RS: Rua Bernardino dos Santos, 98, Areal — Tel.: (53) 3278-3897

Mais informações no site www.lbv.org.br ou ligar para o tel.: (51) 3325-7036.

Notícias relacionadas