Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 02 de Maio de 2024 às 11:18

Mais de 556 mil clientes da Corsan seguem com abastecimento comprometido no RS

As informações foram divulgadas pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Companhia

As informações foram divulgadas pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Companhia

Diego Nuñez/Especial/JC
Compartilhe:
JC
JC
Matéria atualizada às 16h e 43min
Matéria atualizada às 16h e 43min
Até ás 15h desta quinta-feira, 54 municípios gaúchos registravam desabastecimento total ou parcial, impactando 556 mil imóveis. As informações foram divulgadas pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).  
As ocorrências, segundo o órgão, estão relacionadas a alagamento de unidades e estruturas operacionais, ou, ainda, por falta de energia elétrica. As regiões mais impactadas são a Nordeste, Central e Sinos. O avanço das chuvas atinge também cidades das regiões Metropolitana e Missões.
LEIA TAMBÉM: Chuvas causam 13 mortes e deixam mais de 8 mil pessoas fora de casa no RS

Conforme dados do sistema de monitoramento da Corsan, a região mais afetada é a Nordeste. São cerca de 301 mil imóveis desabastecidos em 25 municípios: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Bom Retiro do Sul, Canela, Capela de Santana, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Farroupilha, Feliz, Garibaldi, Gramado, Guaporé, Lajeado, Marques de Souza, Montenegro, Nova Petrópolis, Nova Prata, Paverama, Pinto Bandeira, Putinga, São José do Herval, São Marcos, São Sebastião do Caí, Taquari e Veranópolis.

Na região Central, são 155 mil imóveis, de 12 municípios, com o fornecimento de água interrompidos: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Bom Retiro do Sul, Canela, Capela de Santana, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Farroupilha, Feliz, Garibaldi, Gramado, Guaporé, Lajeado, Marques de Souza, Montenegro, Nova Petrópolis, Nova Prata, Paverama, Pinto Bandeira, Putinga, São José do Herval, São Marcos, São Sebastião do Caí, Taquari e Veranópolis.

Com o escoamento das águas das bacias dos Rios Caí e Taquari para regiões mais baixas, novas ocorrências ganham relevância nas cidades da Região do Vale dos Sinos e Metropolitana, que somam 55,5 mil imóveis desabastecidos. Principalmente no Sinos, o abastecimento está comprometido por vegetação e resíduos que obstruem as tubulações na captação, e o tratamento pode ser dificultado pela alta turbidez das águas. A empresa está com equipes de prontidão para encaminhar, caso a caso, com emprego de equipamentos. Na região dos sinos, as cidades desabastecidas no momento são Arroio dos Ratos, Charqueadas, General Câmara, Morro Reuter, Rolante, São Jerônimo, Três Coroas e Triunfo.

Medidas emergenciais

Sem energia elétrica, as bombas que impulsionam a água das estações de tratamento para residências e empresas não funcionam, causando o desabastecimento. Para garantir o funcionamento desses sistemas, a Corsan adota medidas emergenciais, quando possível, como a contratação de geradores para suprir a falta de energia elétrica e carros-pipa para o atendimento imediato à população.

Notícias relacionadas