Em meio às fortes chuvas que assolam Porto Alegre desde o início da semana, mais uma parte do talude do Arroio Dilúvio desmoronou, na tarde desta terça-feira (30). Dessa vez, o deslizamento ocorreu próximo ao cruzamento com a rua São Manoel, na direção Centro-bairro.
Junto ao talude, parte da ciclovia da avenida Ipiranga também foi destruída, porém, sem atingir a pista de veículos. Até as 16h40min desta terça-feira, a área seguia isolada com cavaletes e fitas, posicionados na faixa da esquerda da pista da avenida Ipiranga. Com isso, há lentidão no trânsito no local.
Quedas no talude do arroio não chegam a ser novidade para os moradores da Capital. Em 2023, foram registrados deslizamentos em ao menos outros seis trechos do Dilúvio. Todos em momentos de temporal.
A prefeitura da Capital orienta os ciclistas a não utilizarem a ciclovia em dias chuvosos, interditando a via. Lembrando que a ciclovia foi liberada parcialmente entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e a João Pessoa, que não sofreram com eventos climáticos. Após a João Pessoa, o ciclista deve utilizar as calçadas, compartilhadas com o pedestre.