Gestores estaduais, municipais, profissionais da Saúde e todo o País realizam, neste sábado (2) atividades para mobilizar a sociedade para a importância da prevenção da dengue e da eliminação dos focos do Aedes aegpty, no Dia D de Mobilização Contra a Dengue.
Gestores estaduais, municipais, profissionais da Saúde e todo o País realizam, neste sábado (2) atividades para mobilizar a sociedade para a importância da prevenção da dengue e da eliminação dos focos do Aedes aegpty, no
Dia D de Mobilização Contra a Dengue.
A ação tem a participação maciça de agentes de Saúde, ministros, governadores, prefeitos e secretários para serem porta-vozes no combate ao mosquito Aedes aegypti.
A ideia é que o período de dez minutos é tempo suficiente para garantir que caixas d´água estejam bem fechadas, para jogar areia nos vasos de planta, garantir que os sacos de lixo estejam bem amarrados, conferir calhas, evitar pneus em locais descobertos, não acumular sucatas e entulhos e esvaziar garrafas PET, potes e vasos.
De acordo com o Ministério da Saúde, as ações do Dia D variam conforme o estado, incluindo atividades para orientação da população sobre medidas preventivas e eliminação de criadouros do mosquito (Alagoas), visita aos imóveis nas comunidades com maior incidência de dengue para vistoriar e promover a limpeza e orientar a população (Bahia), blitz educativa com panfletagem, visita a residências, identificação de criadouros (Ceará), mobilização no bairro Sol Nascente, na Ceilândia, com vistorias domiciliares, entre outras ações (Distrito Federal), limpeza e recolhimento de entulhos, visita às residências e estabelecimentos comerciais para identificação de criadouros (Espirito Santo), entre outras.
No Rio Grande do Sul haverá ação de reforço nos bairros para vistoria dos agentes e prevenção. De acordo com a Secretaria da Saúde de Porto Alegre, na Capital as atividades ocorreram durante a manhã, na Zona Norte e na Zona Sul.