Porto Alegre, ter, 29/04/25

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.
Assine agora

Publicada em 23 de Janeiro de 2024 às 18:13

Água que desemboca no mar nas praias gaúchas é esgoto?

Algumas pessoas pulam nas áreas de água na areia ou lavam os pés após o contato

Algumas pessoas pulam nas áreas de água na areia ou lavam os pés após o contato

Mauro Belo Schneider/Especial/JC
Compartilhe:
Mauro Belo Schneider
Mauro Belo Schneider Editor-executivo
Uma dúvida que muitos veranistas têm ao caminhar pelas praias do Litoral Norte do Rio Grande do Sul é se os diversos fluxos de água ao longo da areia que seguem em direção ao mar tratam-se de esgoto. Há, inclusive, quem evite pisar nos “córregos” ou lave os pés no mar logo após o contato. Em uma reportagem publicada pelo Jornal do Comércio em novembro, falando sobre o Plano de Saneamento de Xangri-Lá, o diretor executivo da empresa Arvut, de Porto Alegre, Caio Soares, respondeu a questão. Segundo ele, não há motivo para preocupação. Conforme Soares, o que desemboca nas areias do Litoral Norte por tubulação, que muitos pensam ser drenagem cloacal, não passa de água da chuva. “Aquilo é drenagem pluvial”, explicou. Prova disso é que a água atrai pássaros e outros animais. 
Uma dúvida que muitos veranistas têm ao caminhar pelas praias do Litoral Norte do Rio Grande do Sul é se os diversos fluxos de água ao longo da areia que seguem em direção ao mar tratam-se de esgoto. Há, inclusive, quem evite pisar nos “córregos” ou lave os pés no mar logo após o contato.

Em uma reportagem publicada pelo Jornal do Comércio em novembro, falando sobre o Plano de Saneamento de Xangri-Lá, o diretor executivo da empresa Arvut, de Porto Alegre, Caio Soares, respondeu a questão. Segundo ele, não há motivo para preocupação.

Conforme Soares, o que desemboca nas areias do Litoral Norte por tubulação, que muitos pensam ser drenagem cloacal, não passa de água da chuva. “Aquilo é drenagem pluvial”, explicou. Prova disso é que a água atrai pássaros e outros animais. 
Mauro Belo Schneider/Especial/JC


Em locais onde os efluentes cloacais são lançados no mar, isso ocorre a 6km ou 7km da costa, após tratamento.

A praia de Xangri-Lá, aliás, passou por uma reformulação em sua rede. Atualmente, por exemplo, a principal avenida do município, a Paraguassú, recebe novos postes, asfalto, calçadas e encanamento.

No balneário de Rainha do Mar, inclusive, há muitos canos largados nos canteiros, o que mostra o investimento de Xangri-Lá neste setor. O prefeito Celso Barbosa (PTB), conhecido como Celsinho, avisa que os materiais serão retirados em breve.

“Esses canos são da reorganização da Avenida Paraguassú, que começou em Rainha do Mar, para fazer a drenagem pluvial. Vão recolher pois aquela parte ali já está pronta”, garante.
Mauro Belo Schneider/Especial/JC

Notícias relacionadas

Comentários

0 comentários