Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.
Assine agora

Publicada em 16 de Janeiro de 2024 às 15:31

Chuva forte com vento atinge a Fronteira Oeste e a Serra Gaúcha

Alerta sobre a ocorrência foi feita pelo Inmet indicam a instabilidade nas duas regiões

Alerta sobre a ocorrência foi feita pelo Inmet indicam a instabilidade nas duas regiões

ARTE EDMAR SOUZA COM FOTO MARIANA SUAREZ/AFP/JC
Compartilhe:
JC
JC
Matéria atualizada às 17h40 de terça-feira (16)
Matéria atualizada às 17h40 de terça-feira (16)
As regiões da Fronteira-Oeste e da Serra gaúcha já estão sendo atingidas no meio da tarde desta terça-feira (16) com as chuvas fortes com vento que devem avançar pelo Rio Grande do Sul durante o dia.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou aviso de grande perigo nesta terça-feira para chuvas volumosas e rajadas de vento. O aviso abrange a parte Norte do Estado. Outro foi publicado também para a parte Sul, com as mesmas previsões. O órgão prevê chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. Também há chance de grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
A recomendação do Inmet é que se desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia; coloque-se documentos e objetos de valor em sacos plásticos, em caso de enxurrada; e em caso de situação de grande perigo confirmada, se procure abrigo e evite-se permanecer ao ar livre.
As chuvas fortes e ventos já foram registrados nas cidades de Santana do Livramento, Bagé e Dom Pedrito, na Fronteira Oeste. Na Serra, cidades como Gramado e Nova Petrópolis também registram chuva. Em Santana do Livramento, o temporal já ocasionou quedas de árvores com atendimentos do Corpo de Bombeiros. A cidade de Porto Alegre, na região metropolitana, já apresenta chuvas em alguns pontos do município.
Conforme a previsão, da tarde para a noite a chuva já deve atingir a maioria das áreas do Estado, com temporais isolados de vento e granizo.
A situação ocorre por um sistema de tempestades associado a um centro de baixa pressão, que se desloca da Argentina e Uruguai para a Campanha e Sul gaúcho ao longo do dia.

Reunião em Porto Alegre

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), se reuniu com diversos órgãos nesta tarde de terça-feira (16), para discutir as ações do município diante da previsão de fortes chuvas.
Na segunda-feira (15), a Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta para a população diante da chuva volumosa, que poderá aumentar de volume na noite desta terça e diminuir na quinta-feira (18).
O Dmae também está monitorando regiões críticas para alagamentos, como o 4º Distrito, os bairros Humaitá e Cidade Baixa, além de outras áreas.
Além disso, a Defesa Civil também pede que a população não transite em locais sujeitos a inundações, enxurradas ou entre em alagamentos. Em caso de dúvidas ou emergências, ligar para:
  • Defesa Civil (199)
  • Prefeitura (156)
  • EPTC (118)
  • Corpo de Bombeiros (193)
  • Samu (192)

Notícias relacionadas