Grande volume de chuva provoca cheias em cidades do interior do Rio Grande do Sul

Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário

Por JC

Defesa Civil emitiu alerta de chuvas intensas e ventos na Capital
As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a quinta-feira (2) já estão trazendo consequências para municípios gaúchos. Em Porto Alegre, a tarde de quinta rajadas de vento e muita chuva.

• LEIA TAMBÉM: Ciclone extratropical pode causar chuva forte e ventos de até 100 km/h no RS

 
Segundo a Defesa Civil, a cidade de Paulo Bento, na região do Alto Uruguai, apresenta cheia nos rios Cravo e Erechim, bem como em arroios que deságuam nestes cursos d’água. Registraram-se alagamentos em pontilhões e entupimento de bueiros, nos perímetros urbano e rural, quedas de árvores nas estradas vicinais, prejudicando a locomoção das pessoas. Sem feridos e óbitos, nem desabrigados ou desalojados. Cerca de 500 pessoas do interior do município tiverem transtornos com a locomoção.
A Defesa Civil faz o alerta para uma possível inundação do Rio Uruguai que já apresenta níveis elevados, além de alertar para risco e transtornos associados aos ventos com rajadas entre 70 km/h e 90 km/h em diversas localidades gaúchas.
Segundo o Inmet, as regiões Noroeste, Nordeste e Sudoeste do Estado estão sujeitas a um volume de chuva de 60 mm/h a 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo. Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.