O Jornal do Comércio lançou, neste mês de novembro, seu novo site. O investimento do JC na versão digital integra as celebrações de 90 anos do veículo.
Agora, o site está mais dinâmico, com uma capa que abriga maior diversidade de assuntos. Editorias de Economia, Política, Esportes, Cultura, Geral e GeraçãoE têm espaços fixos na capa, ampliando a exibição dos conteúdos produzidos pelo JC.
Mais visual, o portal dá destaque às imagens. Além disso, valoriza a autoria dos conteúdos exclusivos, com fotos e informações sobre os repórteres, editores e colunistas.
O lançamento acompanha a fase atual do jornal. Giovanni Jarros Tumelero, recém anunciado como novo presidente do JC, está otimista com os impactos do projeto na sociedade gaúcha. “A tecnologia está em evolução constante e tem ajudado a impulsionar nossos conteúdos e alcançar ainda mais leitores, como nunca antes na história do Jornalismo tradicional. Portanto, apostamos nesse movimento tecnológico para entregar conteúdos especializados para leitores que procuram exclusividade. Nosso trabalho é baseado na geração de valor ao assinante e ao anunciante, pois as informações apuradas por uma equipe preparada auxiliam profissionais a tomarem as melhores decisões e, consequentemente, a mover a economia do Estado”, ressalta Giovanni.
“Assim como fizeram meus bisavós e meus pais, quero continuar apostando em inovação, pois é isso que garante a relevância conquistada pelo JC entre as lideranças gaúchas”, avalia.
Nesta fase de migração, os leitores encontram um espaço para deixar suas percepções sobre a novidade. “Escutar os nossos leitores é um passo fundamental, pois entendê-los melhor nos leva a caminhos e soluções incríveis”, avalia a diretora de projetos do JC, Stefania Jarros Tumelero. “Toda inovação promovida pelo Jornal do Comércio tem como objetivo melhorar a forma de entrega da nossa produção de conteúdo sério e de credibilidade”, complementa ela.
A versão impressa tem espaço de destaque, já que os leitores valorizam a curadoria realizada na edição. É possível ler os conteúdos exatamente como são apresentados no papel através de tablet, celular ou computador.
Há opção de ativação do modo noturno também. Foto: Tânia Meinerz/JC
O editor-executivo do JC, responsável pela edição do site, Mauro Belo Schneider, conta que o layout é fruto de consultorias realizadas com profissionais do Google e da Meta ao longo do ano. “Tivemos muitas discussões que abriram nossa mente sobre o comportamento dos leitores no ambiente digital. Desenvolvemos um produto onde será fácil encontrar as informações mais relevantes do Rio Grande do Sul, do mundo e do Brasil”, detalha.
“Ao valorizarmos a apresentação dos conteúdos, valorizamos o Jornalismo como um todo, uma ferramenta que protege a democracia”, acrescenta Mauro.
O site do JC, agora, permite leitura em modo noturno, personalização de notícias, com a ferramenta Minha Capa, além de diversos outros recursos. É possível se cadastrar na newsletter para ficar por dentro de tudo. A página continua no mesmo endereço: www.jornaldocomercio.com.
Quem desenvolveu o portal
Eduardo Lena, da agência Garupa Design, Stefania Tumelero, Rafael Ferreira, agência Garupa Design e Eduardo Franzen
Tânia Meinerz/JC O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Garupa Design, empresa com 11 anos de atuação e especialista em realizar projetos de transformação digital. "O Jornal do Comércio, por ter muita tradição e por estar completando 90 anos, tem o seu público bem específico e muito fiel. O desafio com o novo site do JC é começar a conquistar novos leitores neste novo formato. Temos um público a ser descoberto pela marca", avalia o CEO da Garupa Design, Rafael Ferreira.
Já Eduardo Lena, fundador da Garupa Design, conta como foi o processo: "Estávamos muito orientados a entender a relevância do jornal, e isso nos pautou".
Foram realizados diversos encontros com a equipe e as lideranças do JC. "Queríamos entender qual o limite dessa inovação e quanto o novo site teria que refletir isso", destaca Lena. Conforme o designer, o jornal está com diversas ações fortes.
Para o fundador da Garupa, o Jornal do Comércio se posiciona como mais um catalisador da inovação ao iniciar a mudança com o novo site. A ideia, segundo Lena, é fazer com que os leitores tenham uma boa relação e usufruam dos conteúdos.
Ainda de acordo com Ferreira, o trabalho traduz a identidade do jornal para uma nova roupagem digital. "Aproveitamos não só a identidade visual, mas o que enxergamos de tendência de mercado para uma boa experiência do usuário", comenta.