A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou no início da tarde desta quinta-feira os números atualizados de pessoas que tiveram de sair de suas casas em razão da cheias dos rios e das chuvas fortes que afetam o Estado. Conforme a atualização, um total de 27.912 gaúchos seguem fora de suas residências. Destes, 24.065 estão desalojados e 3.847, desabrigados.
O número apresenta uma queda em relação a apresentado na noite de quarta-feira (22), quando eram 27.942 pessoas fora de casa. No início da tarde de quarta, eram, 29.683 desabrigados e desalojados.
É considerado desalojado quem precisou deixar a casa, mas não fica em um abrigo público, indo para a residência de familiares ou outras pessoas. Já desabrigado é quem teve a moradia afetada por dano ou ameaça de dano e que necessita de abrigo público, conforme a Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Ao todo, 305 mil pessoas foram afetadas de alguma forma pelas chuvas e alagamentos no RS desde o dia 15 de novembro. O número de municípios que reportaram danos já chega a 190.
Em Porto Alegre, 226 pessoas estão em abrigos públicos. Desde a noite de domingo (19), de acordo com a Defesa Civil municipal, cerca de 2.160 pessoas foram resgatadas de áreas de risco ou alagadas.