Atualizado às 11h22min
Após atingir na segunda-feira (20) o maior nível desde a enchente de 1941, o Guaíba começa a recuar, e na manhã desta quinta-feira (23) baixou para 2,97 metros, abaixo da cota de enchente, que é de 3 metros. Com isso, a prefeitura de Porto Alegre anunciou a reabertura de quatro comportas do sistema de contenção de cheia.
• LEIA TAMBÉM: Prédio cai em Gramado e fenda abre em rua da cidade
A partir das 14h desta quinta, serão reabertos os portões 1 e 2 (área do Cais Embarcadero), 4 (avenida Sepúlveda) e 6 (acesso ao Catamarã), no Centro Histórico. As comportas 11, 12 e 14 seguem monitorados pelo Dmae.
Outros sete portões estão permanentemente fechados. A região do Quarto Distrito sofreu com os alagamentos em vários pontos, principalmente na segunda e na terça-feira (21), e ainda há água em ruas e avenidas nesta manhã.
• LEIA TAMBÉM: Trensurb volta a circular em todas em estações
O fechamento dos portões ocasionou a interrupção das viagens do catamarã entre Porto Alegre e Guaíba. Segundo a CatSul, empresa responsável pelas embarcações, é preciso que o nível da água baixe mais para uma revisão nas estruturas das estações, pois além da inundação teve ventania e correnteza. A data de retomada das viagens ainda não foi definida, segundo a assessoria de imprensa da CatSul.
A operação do Cais Embarcadero também foi afetada e os empreendimentos do local estão fechados desde a terça-feira.