Além de Porto Alegre, as outras cidades no entorno do Lago Guaíba estão sendo afetadas pela elevação das águas em decorrência das chuvas que atingiram o Estado. As enchentes causaram estragos na cidade de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, onde 12 escolas precisaram ser fechadas nesta quarta-feira (22), assim como cinco unidades de saúde.
A moradora da cidade, Andressa Gigante, disse que o bairro em que vive nunca havia sido atingido, mas que dessa vez foi diferente. "O arroio transbordou, a água entrou na casa de dois vizinhos. Essa enchente foi diferente porque as pessoas nunca imaginaram que seria nesse nível. Em muitas casas, somente o telhado ficou de fora", relatou.
Cenário de guerra em Eldorado do Sul
Segundo ela, o cenário na cidade é de guerra. "É apocalíptico. A prefeitura não dá conta de recolher os entulhos. Teve gente que perdeu tudo. Quando o rio bate os 11 metros, já sabemos que os bairros em maior vulnerabilidade social vão ser atingidos, mas dessa vez a enchente não viu classe social, atingiu a cidade toda", refletiu. Na visão dela, as maiores necessidades são móveis. "São coisas mais caras, as pessoas precisam começar a vida do zero", ponderou.
As doações podem ser realizadas na prefeitura da cidade. De acordo com a Defesa Civil, a água segue baixando na cidade. São 800 pessoas abrigadas pela prefeitura, mais de 5 mil pessoas desalojadas e 20 mil atingidas. Com o transbordamento do rio Jacuí, Eldorado do Sul decretou estado de emergência nas áreas mais atingidas, como os bairros Cidade Verde, Picada, Chácara, Vila da Paz, Irga, Centro e Sans Souci.
Guaíba tem bairros alagados
De acordo com a prefeitura de Guaíba, cinco bairros foram mais atingidos: Bairro Ipe, Engenho, Centro, Alvorada e Passo Fundo. O nível da água do lago ficou em 2,70 m. Cerca de 30 famílias deixaram suas casas e apenas uma família de três pessoas está em albergue. Um alojamento para 15 pessoas está sem uso no momento. Doações podem ser feitas na prefeitura e os principais pedidos são de alimentos, produtos de limpeza, água e colchões.
Águas invadem orla da Barra do Ribeiro
Em Barra do Ribeiro, a Defesa Civil informou que, embora a água não tenha causado prejuízo aos moradores, ainda, já avançou na Orla da cidade, na Praia da Picada. "A preocupação é com o vento sul e com a possibilidade do arroio Ribeiro transbordar, mas ainda não atingiu nenhuma casa", relatou Sabrina Falcão. Até 12h30 min desta quarta-feira (22), a Defesa Civil Estadual informou que 25.479 pessoas estavam desalojadas e 4.204 estavam em abrigos públicos.