O Guaíba atingiu a cota de 3,43m na manhã desta terça-feira (21) nesta que já é considerada a maior cheia desde 1941. A água invadiu o Cais Mauá, levando a prefeitura de Porto Alegre a acionar o sistema de fechamento de comportas ainda na segunda-feira (20) e no Centro de Treinamento (CT) do Sport Club Internacional.
Na região do 4º Distrito, diversas ruas estão alagadas, problema que foi agravado após falha na comporta de número 13 do Cais Mauá. (Foto Lívia Araújo/Especial/JC)
As águas tomaram as ruas da região do 4º Distrito com a falha na comporta 13 fazendo a prefeitura clamar para que a população evite deslocamentos para a região. Espaços como este registrado pelo fotógrafo Luciano Lanes, da prefeitura de Porto Alegre (abaixo), se tornaram alagadiços inviáveis para o trânsito de pessoas. O Dmae trabalha no local para recuperar a estrutura avariada.
No bairro Praia de Belas (foto abaixo), bueiros transbordaram perto da Aureliano de Figueiredo Pinto. O diretor geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss, explica que a situação se deve aos limites dos condutos forçados da rua Álvaro Chaves e da avenida Polônia. (Foto Mauro Belo Schneider/Especial/JC)
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, sobrevoou as áreas afetadas pelas enchentes, passando na região das Ilhas, Zona Sul (Vila dos Sargentos) e Zona Norte (Fiergs). A elevação do nível das águas impactou vias próximas à ponte do Guaíba, inviabilizando a passagem no entorno. (Foto: Cesar Lopes/PMPA).
As moradias e instalações que se localizam próximas a fontes de água também foram afetadas. A elevação das águas transbordou fluxos e deixou residências submersas (foto abaixo), obrigando o deslocamento. (Foto: Cesar Lopes/PMPA).