Após registro de enchentes e mortes no Rio Grande do Sul, a população teme pela previsão da volta da chuva nesta quarta-feira (22). A meteorologista da Metsul, Estael Sias, no entanto, explica que o problema não será o volume.
A chuva deve chegar no final da noite e começo da madrugada. Haverá pancadas e possibilidade de temporal. Os volumes na Grande Porto Alegre, porém, devem ficar na casa de 20mm a 30mm.
“Acredito que esse volume de chuva não faça grande diferença na situação de cheia. A preocupação é a virada do vento para o quadrante Sul no final desta quarta-feira, se mantendo Sul na quinta. Na sexta, entre Sul e Leste. Então, isso pode dar efeito de represamento, mantendo o Guaíba alto e até mesmo possibilitando uma maior elevação”, explica Estael.
A chuva, segundo ela, também vai abranger outras áreas da Metade Norte do Estado, como a Serra, que têm solo encharcado. “Isso pode elevar o risco de queda de barreiras e escorregamentos, porque ainda não houve tempo para recuperar a saturação de água que infiltrou da chuva excessiva”, detalha.