Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.

Publicada em 19 de Novembro de 2023 às 19:08

Prefeituras da Região Metropolitana definem ações de prevenção contra cheias

Nível do Rio do Sinos está em status de alerta após as chuvas do fim de semana

Nível do Rio do Sinos está em status de alerta após as chuvas do fim de semana

Prefeitura de São Leopoldo/Divulgação/JC
Compartilhe:
JC
JC
As chuvas torrenciais que atingiram o Rio Grande do Sul entre a sexta-feira (17) e o sábado (18) provocaram pelo menos três mortes e inundações em cidades das regiões do Vale do Taquari, Caí e Paranhana. Com o grande volume de água nos rios dessas regiões, municípios da Região Metropolitana podem também sofrer cheias nos próximos dias. No caso de Porto Alegre, a MetSul Meteorologia lembra que todos os rios que desembocam no Guaíba e três deles - Taquari, Caí e Sinos - registram cheias de grandes proporções, o que pode provocar cheia na Capital. A ocorrência de vento Sul  pode evitar o escoamento das águas. Às 15h deste domingo (19), o nível do Guaíba estava em 2,58 metros no Cais Mauá.
As chuvas torrenciais que atingiram o Rio Grande do Sul entre a sexta-feira (17) e o sábado (18) provocaram pelo menos três mortes e inundações em cidades das regiões do Vale do Taquari, Caí e Paranhana. Com o grande volume de água nos rios dessas regiões, municípios da Região Metropolitana podem também sofrer cheias nos próximos dias.

No caso de Porto Alegre, a MetSul Meteorologia lembra que todos os rios que desembocam no Guaíba e três deles - Taquari, Caí e Sinos - registram cheias de grandes proporções, o que pode provocar cheia na Capital. A ocorrência de vento Sul  pode evitar o escoamento das águas. Às 15h deste domingo (19), o nível do Guaíba estava em 2,58 metros no Cais Mauá.
Durante a manhã deste domingo, a Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) da prefeitura de Porto Alegre realizou uma reunião para definir as ações preventivas. A Defesa Civil da Capital está monitorando todas as regiões que possam ser afetadas pelo escoamento das águas dos afluentes do Delta do Jacuí e as banhadas pelo Guaíba. Até a tarde deste domingo, ainda não havia relatos de alagamentos nas áreas ribeirinhas da Capital, segundo a prefeitura.
Em São Leopoldo, onde choveu mais de 100mm no fim de semana, a prefeitura determinou que a Defesa Civil siga o protocolo do Plano de Contingência para Inundações (Placon) e visite moradores das localidades que tradicionalmente sofrem o impacto das cheias. O nível do Rio dos Sinos está em status de alerta após atingir 5,04m na tarde deste domingo e pode chegar ao patamar de 5,70m a 5,90m na terça-feira (21), deixando algumas famílias desabrigadas ou desalojadas.
Em Gravataí, o volume de chuva provocou o transbordamento de arroios e cursos de água na manhã de sábado. A prefeitura monitora o risco de enchente em pontos com do Rio Gravataí e nos arroios Demétrio e Barnabé.
Em Nova Santa Rita, três famílias foram retiradas de suas casas no início da tarde de domingo após a cheia do Rio Caí. A Defesa Civil da cidade está monitorando o nível dos rios. Os atingidos pela cheia são encaminhados para a antiga Escola Municipal Álvaro Almeida.

Em Eldorado do Sul, a prefeitura alerta a população para novo risco de enchente em decorrência do grande volume de chuva no Rio Taquari. A Defesa Civil da cidade está monitorando a situação.
Fones de emergência em caso de cheia:
  • Porto Alegre - Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).
  • São Leopoldo - Defesa Civil (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852
  • Gravataí - Guarda Municipal 153
  • Nova Santa Rita - Brigada Militar (190), - Defesa Civil (telefone e whatsapp) 989.228.949 e Gabinete de Crise (telefone e whatsapp) 989.458.200
  • Eldorado do Sul - Defesa Civil (51) 9 8595-1460 ou (51) 9 8595-1493

Notícias relacionadas