Antaq habilita empresa para construção do Porto Meridional

Iniciativa do novo porto na cidade do Litoral Norte do Estado contempla um terminal de uso privado do tipo onshore

Por Agências

Projeto do porto Meridional em Arroio do Sal.
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), através do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (11), se manifestou pela habilitação da construção e operação do Porto Meridional do Arroio do Sal por um grupo de investidores.

• LEIA TAMBÉM: Exportação de soja via Rio Grande deve crescer no 2º semestre com alta na cotação


O senador Luis Carlos Heinze (PP) celebrou o avanço. “A publicação de hoje representa um passo na direção do desenvolvimento da região. Significa emprego, renda e oportunidade. É uma batalha que travamos há anos para concretizar e agora estamos a poucos passos”, ressaltou Heinze.

De acordo o parlamentar, o Ibama também cumpriu a promessa e emitiu, na última terça-feira (10) a licença para coleta da fauna, mais conhecida como Abio.

A iniciativa do novo porto na cidade do Litoral Norte do Estado contempla um terminal de uso privado do tipo onshore, com capacidade estimada de recebimento de 40 mil toneladas. A proposta inclui também um calado inicial de 17 metros, o que permite a recepção de embarcações de grande porte, a exemplo dos cruzeiros marítimos. A estimativa é que sejam investidos R$ 6 bilhões, oriundos da iniciativa privada.