{{channel}}
Centro será referência econômica para Porto Alegre, afirma Schirmer
Obras no Quadrilátero Central serão concluídas no final deste ano
"O Centro Histórico Porto Alegre será transformado pela prefeitura em um local referência nas áreas econômica, turística e gastronômica. Para que isso aconteça, estamos fazendo uma série de obras como a recuperação da fachada do Mercado Público e do segundo andar do centro de abastecimento. Além disso, estão sendo feitas reformas no viaduto Otávio Rocha, na avenida Borges de Medeiros, que vai levar mais gente ao Centro Histórico". A análise é do secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, que junto com o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores, participou nesta terça-feira (19) do Menu POA da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), no Palácio do Comércio. O tema discutido pelos dois secretários municipais foi o "Centro Histórico Renovado: Avanços e Oportunidades".
• LEIA MAIS: Obras nas ruas do Centro iniciam em maio
Segundo Schirmer, está sendo elaborado um plano de turismo cultural com apoio da agência francesa de fomento e também recuperado o antigo Cinema Imperial/Guarani - acordo firmado com a Caixa Econômica Federal. "O espaço cultural da Caixa na Praça da Alfândega será entregue no próximo ano", ressalta. O secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos destaca que cerca de sete milhões de turistas que vão a Serra gaúcha por ano e passam por Porto Alegre. "O problema é que eles não ficam na cidade. Temos que tornar a Capital mais atrativa para quem visita o Estado.
Conforme Schirmer, a prefeitura tem objetivo de mostrar a iniciativa privada que está transformando Porto Alegre. "Queremos a participação dos empresários nesse processo e que a cidade tenha condições de ter um Centro Histórico atrativo", acrescenta. De acordo com o secretário, cerca de 350 mil circulam diariamente pelo Centro Histórico. Para o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, o desafio da gestão municipal é fazer com que as pessoas de fora do Estado fiquem em Porto Alegre. "A gente precisa mostrar o nosso potencial aos turistas. Temos, por exemplo, uma Orla do Guaíba espetacular", destaca.
Já o secretário André Flores afirmou que as obras do Quadrilátero Central serão concluídas até o final do ano. Segundo ele, após o término das obras não será permitida a volta dos ambulantes que anteriormente ocupavam a região. Os trabalhos de revitalização da região central estão concentrados na rua Doutor Flores até a rua Marechal Floriano Peixoto e da rua General Vitorino até a rua Voluntários da Pátria. As obras previstas tratam sobre a troca de toda a rede de abastecimento de água, da rede de drenagem e a padronização das calçadas. Em 2024, de acordo com Flores, terão início os trabalhos na região da avenida Borges de Medeiros, na rua dos Andradas, na rua Uruguai e na Travessa Acelyno de Carvalho.