O governador Eduardo Leite (PSDB) informou na tarde desta terça-feira (5), junto à Defesa Civil, o registro de mais 15 óbitos resultantes das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. As mortes ocorreram na cidade de Muçum, onde foram encontrados mais corpos após a diminuição do nível da água das enchentes, resultando em 21 vítimas até o momento.
Os óbitos anteriormente registrados foram encontrados nos municípios de Estrela, Passo Fundo, Ibiraiaras e Mato Castelhano. As águas causaram, também, inundações e desmoronamentos, com o aumento do fluxo dos rios e transbordamentos. Leite informou em uma transmissão ao vivo via Instagram que as autoridades seguem auxiliando as vítimas, concentrando os esforços na região do Vale do Taquari, uma das áreas mais afetadas.
Estes casos se somam a outras tragédias já registradas no Rio Grande do Sul decorrentes de eventos climáticos extremos. Em junho deste ano, o ciclone extratropical que atingiu a região costeira do Rio Grande do Sul deixou 16 mortos, e houve uma vítima em julho em decorrência de um segundo ciclone.