Futuro do Centro Universitário Metodista ainda é incerto

Por volta das 17h, o sindicato se reúne virtualmente com os professores para discutir a situação

Por Bárbara Lima

Instituição no bairro Rio Branco completa 100 anos em 2023
Na pagina inicial do site do Centro Universitário Metodista IPA, localizado no bairro Rio Branco, em Porto Alegre, um comunicado informa que as aulas estão suspensas nesta segunda-feira (7).
Além disso, a nota pede que os alunos se mantenham alertas, pois serão realizadas reuniões com a comunidade interna e outras informações serão enviadas por e-mail.
Segundo o Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS), que se reuniu com a rede durante a manhã, a instituição deve encerrar as atividades.
No entanto, de acordo com a entidade, o termo "encerramento das atividades" do IPA não está sendo utilizado pela rede metodista. Segundo o diretor do Sinpro, professor Marcos Fuhr, a instituição está falando em "suspensão temporária" dos cursos por 60 dias para avaliar a continuidade.
"Estão escamoteando a expressão fechamento do IPA", avaliou o diretor. Ele afirmou, ainda, que os alunos estão sendo transferidos para outras universidades, como a Pucrs.
Por volta das 17h, o sindicato se reuniu virtualmente com os professores para discutir a situação. Fuhr explica que começaram a surgir conversas de que vão manter uma carga horária residual dos professores para não configurar o encerramento da instituição, o que ele considera uma tentativa de, no mínimo, postergar uma decisão. Segundo ele, caso reconheçam o fim do IPA, é preciso pagar as verbas rescisórias para os professores, e ainda tem um grupo expressivo - “seguramente mais de 70”, diz. Considerando os cenários, o Sinpro ainda avalia as possibilidades. “Não posso antecipar o que vamos fazer porque ainda precisa se constituir o fato. Estamos avaliando com o departamento jurídico e estudando opções que temos daqui para frente”, afirma o presidente.
Em nota divulgada na noite desta segunda-feira, a reitoria do IPA afirmou que busca soluções para minimizar seu déficit após a aprovação de seu plano de Recuperação Judicial. " A Rede Metodista de Ensino entendeu que é preciso passar por uma reestruturação profunda visando ao seu reposicionamento no cenário da educação no Brasil. Para tanto, dentro desta reestruturação, tomou-se a decisão da supressão de turmas deficitárias dos seus cursos de graduação", diz o texto.
Ainda de acordo com a reitoria, os acadêmicos que estão nos semestres finais dos cursos finalizarão a sua graduação no IPA e, "para mitigar o impacto, a instituição está tomando as medidas necessárias em parceria com outras IES, visando à continuidade dos estudos dos acadêmicos das turmas suprimidas". Entretanto, não trouxe quaisquer menções a um possível fechamento por ora, e sim referenciou em mais de uma oportunidade a reestruturação com foco no "futuro".
A Faculdade Metodista Centenário, em Santa Maria, também deve encerrar as atividades. Conforme a mantenedora, isso acontece "em razão da necessária reestruturação estratégica e financeira da Educação Metodista, a Faculdade Metodista Centenário terá seus cursos de graduação (Direito e Educação Física) descontinuados neste semestre acadêmico, no entanto, permanecendo as turmas dos alunos formandos", escreveu.
 
O IPA enfrenta uma crise financeira que resultou em Recuperação Judicial no ano de 2021. Em março deste ano, um dos terrenos e prédio do IPA foram leiloados e arrematados pela construtora Cyrela Goldsztein. Também em 2023, a instituição completa 100 anos.