Emergência do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre ficará fechada por 7 dias

O Instituto de Cardiologia comunicou através das redes sociais que, devido ao andamento da reforma, a emergência SUS ficará totalmente fechada durante o período de 31 de julho até 07 de agosto.

Por João Antonio da Silva

Saúde - hospitais - Instituto de Cardiologia - Porto Alegre - Fundação Cardiologia - fachada
O Instituto de Cardiologia comunicou que a emergência SUS ficará totalmente fechada durante este segunda-feira (31) e 7 de agosto. A interrupção do atendimento se deve a obras de reforma nas instalações, diz a instituição, em comunicado nas redes sociais.
Está sendo feita a troca da canalização da rede de gases medicinais e comunicação (telefonia e informática). A mobilização faz parte do cronograma de reforma, que teve início em dezembro de 2022.
Conforme foi informado pelo dr. Luciano Rosa, médico cardiologista da instituição, a população é orientada a procurar outros serviços ou acionar o SAMU, considerado apto para distribuir os casos de infarto entre os hospitais da rede pública.

Plano de contingência durante o fechamento

A Instituição mantém um plano de contingência com as autoridades em saúde, prevendo que quando houver leitos de retaguarda disponíveis em outras unidades do Hospital, o atendimento será mantido para os casos de infarto regulados pelo SAMU.
O cardiologista frisou que o fechamento era parte do cronograma “Apesar das dificuldades que foram noticiadas recentemente, este fechamento já era programado desde o início da reforma. E mesmo com todas as dificuldades, seguimos com toda a disposição para atender os casos de risco iminente de vida”.