Prefeitura de Porto Alegre aciona plano de contingência para chuvas

Melo afirmou que diversos órgãos da prefeitura estão de prontidão para atender às necessidades da população em caso de consequências climáticas

Por JC

Porto Alegre, RS, 12 de Julho de 2023. As equipes da prefeitura estão mobilizadas para atender as ocorrências causadas pela chuva forte que atinge Porto Alegre nesta quarta-feira, 12. O prefeito Sebastião Melo está desde o início da manhã no Centro de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) monitorando a situação e orientando as secretarias e órgãos municipais.
As equipes da prefeitura de Porto Alegre estão mobilizadas para atender possíveis ocorrências devido ao alerta de temporal previsto para iniciar nesta quarta-feira (12) e se estender até a manhã de sexta-feira (14). O prefeito Sebastião Melo (MDB), acompanhado do vice-prefeito Ricardo Gomes (PL), coordenou uma reunião no final da tarde desta terça-feira (11) no Centro Administrativo Guilherme Socias Villela.
O encontro contou com a participação de representantes da Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae), Defesa Civil e demais órgãos públicos municipais envolvidos no atendimento às enchentes.
Melo reiterou a necessidade de atenção das equipes da prefeitura para as áreas de risco e naquelas onde tradicionalmente ocorrem transbordamentos. Ele solicitou ainda, aos integrantes da CEEE Equatorial presentes na reunião, agilidade na solução de problemas elétricos que por ventura ocorram e que acabam impactando no abastecimento de água, especialmente os hospitais, postos de saúde e escolas.
LEIA MAIS: aulas nas escolas da rede municipal serão mantidas e as condições serão monitoradas ao longo do dia.
Além da rede de proteção social, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estão com as equipes de prontidão.

Orientações
  • Evite transitar na rua durante o período do alerta
  • Abrigue-se em local seguro
  • Mantenha-se afastado de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias
  • Não entre em alagamentos
  • Observe alterações nas encostas
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica
Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Acompanhe as atualizações no Twitter oficial da Prefeitura: @Prefeitura_POA