Banco Mundial aprova financiamento para revitalização do Centro e 4º Distrito da Capital

O objetivo é apoiar uma requalificação inclusiva e sustentável do núcleo central de Porto Alegre

Por JC

Vila será palco da experiência que público terá com mais de 20 rótulos de produção local
empréstimo de 77,76 milhões de euros à Prefeitura de Porto Alegre para a execução do projeto Centro+4D foi aprovado nesta segunda-feira (12) pelo Conselho de Administração do Banco Mundial. O objetivo é apoiar uma requalificação inclusiva e sustentável do núcleo central de Porto Alegre, através de investimentos para melhorar a acessibilidade, as condições de vida, e promover uma série de intervenções positivas.
Serão implementadas intervenções físicas e institucionais nas áreas de mobilidade urbana, redução de riscos de alagamento, criação e melhorias de espaços públicos e áreas verdes, além de revitalização de equipamentos públicos e edificações históricas referenciais e um plano de turismo cultural. O projeto pretende, ainda, oferecer oportunidades para ampliação da participação do cidadão e responsabilidade social, e para a inclusão socioeconômica de grupos e indivíduos vulneráveis.

Segundo o prefeito Sebastião Melo (MDB), confirmar esse investimento significativo é mais uma conquista na grande mudança econômica e social que está acontecendo no Centro Histórico e no 4º Distrito. O objetivo da prefeitura é seguir avançando nesta busca por novas parcerias, para garantir a ampliação das obras necessárias para qualificar serviços e espaços públicos. 

O Centro+4D será cofinanciado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), com recursos complementares de uma operação de crédito de € 51,84 milhões e terá contribuição de contrapartida do Município de R$ 164,9 milhões. A operação tem prazo final de pagamento de 35 anos, com um período de carência de 5 anos. O nome faz menção aos programas Centro+ e +4D, que visam a revitalizar ambas as as regiões.