Porto Alegre vai contratar nova empresa para coleta de lixo; edital sai nos próximos dias

Capital gaúcha vive crise no recolhimento de resíduos domésticos em bairros com contêineres

Por Bruna Tkatch

Cenário com lixo acumulado no entorno dos contêineres virou rotina
A prefeitura de Porto Alegre vai abrir edital de contratação de uma nova empresa para a coleta de resíduos nos contêineres de lixo doméstico em até três dias úteis. A informação é do secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia. A iniciativa busca dar um fim à crise no recolhimento de lixo na Capital.
A população reclama há meses sobre a coleta de lixo nos bairros com contêineres para resíduos. A principal queixa é de falha no recolhimento por parte da prefeitura e de que o entorno dos recipientes fica tomado por detritos. Atualmente, 19 bairros da região central da cidade possuem contêineres, área que representa 20% da área do município.
Os contêineres de lixo foram instalados em bairros centrais da Capital em 2011. Entretanto, o sistema nunca funcionou por completo. Em primeiro lugar, os recipientes são destinados a resíduos orgânicos e rejeitos domésticos. Entretanto, também recebem todo o tipo de material reciclável descartado por parte da população, o que atrai catadores, que
A prefeitura afirma que vai insistir na coleta de lixo nos contêineres, pois avalia que a população já está acostumada. Contudo, nos outros 80% da cidade, a coleta ocorre de forma manual, em dias específicos. As pessoas também já estão acostumadas, separam o lixo, e colocam os sacos na calçada no dia certo, quando os garis passam com o caminhão compactador e recolhem, o que também funciona.