Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

Educação

- Publicada em 18 de Junho de 2023 às 22:30

Sônia da Rosa anuncia saída da Secretaria Municipal de Educação

Sônia afirmou deixar cargo para que apurações sobre supostas irregularidades possam ocorrer com "serenidade e transparência"

Sônia afirmou deixar cargo para que apurações sobre supostas irregularidades possam ocorrer com "serenidade e transparência"


Fernando Oliveira/SMED PMPA/Divulgação/JC
O prefeito Sebastião Melo e o vice-prefeito Ricardo Gomes receberam neste domingo (18) o pedido de exoneração da secretária municipal de Educação, Sônia da Rosa. Interinamente, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) será comandada pelo vice-prefeito, que coordena o Comitê Gestor Operacional da Educação, até a definição do novo titular da pasta. As informações são da Prefeitura de Porto Alegre.Em meio a uma polêmica sobre supostas irregularidades na Smed, a agora ex-secretária afirmou via redes sociais que "todo o investimento (materiais e equipamentos) foi executado com responsabilidade, considerando o número de alunos da rede municipal. Não houve desperdício de dinheiro público". Ela também afirmou solicitar seu afastamento do cargo para que as apurações possam ocorrer com "serenidade e transparência", e exaltou os objetivos do projeto pedagógico e dos programas estruturantes desenvolvidos para qualificar a educação na rede municipal.
O prefeito Sebastião Melo e o vice-prefeito Ricardo Gomes receberam neste domingo (18) o pedido de exoneração da secretária municipal de Educação, Sônia da Rosa. Interinamente, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) será comandada pelo vice-prefeito, que coordena o Comitê Gestor Operacional da Educação, até a definição do novo titular da pasta. As informações são da Prefeitura de Porto Alegre.

Em meio a uma polêmica sobre supostas irregularidades na Smed, a agora ex-secretária afirmou via redes sociais que "todo o investimento (materiais e equipamentos) foi executado com responsabilidade, considerando o número de alunos da rede municipal. Não houve desperdício de dinheiro público". Ela também afirmou solicitar seu afastamento do cargo para que as apurações possam ocorrer com "serenidade e transparência", e exaltou os objetivos do projeto pedagógico e dos programas estruturantes desenvolvidos para qualificar a educação na rede municipal.
Melo afirma que respeita a decisão da secretária e agradece o empenho no cargo. “Inovar no ensino público é um desafio gigantesco, que passa por quebra de paradigmas. Mas nós temos a convicção de que o aluno da periferia deve ter a mesma oportunidade que estudantes da rede particular, com acesso a tecnologia para uma educação verdadeiramente libertadora e um futuro promissor. E essa transformação pedagógica que começou em Porto Alegre deve-se muito à dedicação da Sônia, que trouxe três décadas de experiência para repensarmos os processos de aprendizagem e melhorar resultados que historicamente não correspondem ao que nossas crianças e jovens merecem”, afirmou Melo em comunicado.

A prefeitura atua por intermédio do Comitê Gestor Operacional da Educação para adotar providências a fim de garantir a destinação final dos materiais didáticos e equipamentos tecnológicos adquiridos para uso de alunos e professores.